Palestrantes
Flavia Fuini
responsabilidade Social Braskem
João Ceridono
gestor de Construções de Parcerias do Quintessa
Roger Koeppl
diretor Presidente da YouGreen Cooperativa
Esse painel vai abordar um lado pouco falado da reciclagem. O pilar ambiental acaba ganhando grande parte da atenção, mas a economia circular e a reciclagem tem um grande impacto na vida de muitas pessoas que são responsáveis por fazer a gestão de até 90% de todo o lixo reciclável no Brasil.
Na indústria da reciclagem do Brasil, os catadores assumem o protagonismo. Seu trabalho tem grande valor ambiental e econômico, uma vez que contribui significativamente para o retorno dos materiais ao ciclo produtivo, economia de energia e matéria-prima, evitando o envio desses materiais a aterros e lixões. Existem 7 mil cooperativas em território brasileiro, nos mais diferentes setores da economia, com 13 milhões de cooperados e 350 mil empregados.
Incentivar a adequada separação desses materiais é apresentado como uma das soluções para melhorar os índices de reciclagem, seja ela feita tanto no momento da geração - educando e conscientização da população - quanto no momento da triagem - aí entram os catadores como protagonistas do processo de reciclagem.
Por isso se faz necessária a existência de políticas de inclusão social destes agentes na comunidade, uma vez que muitos deles, sem o devido suporte governamental, trabalham em situações de insalubridade em lixões e logradouros públicos. Atualmente, muitas dessas pessoas vivem em condições de vulnerabilidade social, sem o reconhecimento da contribuição dada por eles ao bem-estar coletivo.