top of page
Asset 1@2x.png

17h

14/09

Como a ciência e a inovação podem recuperar a saúde dos oceanos? – Caso BioFábrica de Corais

#FF8500
Youtube
Palestrantes
Ranilson de Souza Bezerra

Ranilson Bezerra

professor associado da UFPE pelo Departamento de Bioquímica

Rudã Fernandes

Rudã Fernandes

CEO da Yepist e da Biofábrica de Corais

Esta atividade é uma apresentação sobre o projeto BioFábrica de Corais, uma iniciativa composta por uma rede de pesquisadores e biólogos de diversas universidades do Brasil, lideradas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, que atuam em conjunto para a recuperação e preservação dos corais de Porto de Galinhas - PE. Os corais são seres vivos, e são conhecidos como as florestas tropicais dos oceanos. Eles servem de abrigo, fornecem alimentos para diversas espécies e cerca de ¼ de todas as espécies de peixes dependem diretamente de sua existência para sobreviver.

O projeto visa recuperar e preservar os corais que estão morrendo na região de Porto de Galinhas, afetados por um fenômeno conhecido como branqueamento dos corais, causado principalmente pela poluição e pelo aquecimento das águas dos oceanos, em decorrência do aquecimento global. Segundo dados do próprio projeto, em 2020 o branqueamento dos corais contaminou cerca de 80% dos Corais de Fogo, predominantes na região.

Por que essa é uma iniciativa importante e qual sua relação com a preservação da vida marinha? Por que é importante recuperar os oceanos e qual é a função dos corais? Qual a relação dessa iniciativa com as pessoas que dependem economicamente de oceanos saudáveis, seja diretamente, como no caso dos pescadores, ou indiretamente, como no caso dos donos de pousadas, e qual é sua importância para o turismo? Como a tecnologia desenvolvida pelo projeto pode ser aplicada em maior escala e como ela pode apoiar a preservação da vida marinha em qualquer outro lugar do oceano?

#FF8500
Youtube
bottom of page