top of page
Asset 1@2x.png

17h

25/11

Equinor oferece: Compliance no setor de Energia

#E72D85
Youtube
Palestrantes
Alessandro Ferreira

Alessandro Ferreira

diretor de Conformidade da Equinor

Patricia Marques

Patricia Marques

diretora Jurídica Regional e Consultora Jurídica de Conformidade na América Latina da TechnipFMC

Paula Oda

Paula Oda

coordenadora de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos

Ruan Santos

Ruan Santos

gerente de Ética e Conformidade da Shell para a América Latina

Esse painel tem o objetivo de promover um diálogo sobre os desafios da agenda de integridade e do compliance no setor de Energia.

O setor de energia foi fortemente impactado após a Lei anticorrupção, em especial, em decorrência da Operação Lava-Jato. A regulamentação do setor é bastante alta e existem muitos aprendizados que podem servir de exemplo e apoiar os demais setores. Entretanto, apesar das empresas terem avançado na implementação e aprimoramento de programas de integridade e compliance, ainda encontram desafios na dinâmica de relação entre os atores da cadeia.

Em uma pesquisa sobre a Maturidade do Compliance, realizada em 2021 pela empresa de auditoria e consultoria KPMG, os Mercados Industriais, que contemplam Manufatura Industrial, Farmacêuticas, Energia e Recursos Naturais, tiveram os melhores resultados referentes a um processo auto declaratório, superando todos os demais segmentos. Outro ponto que atesta a preocupação do setor com a ética e integridade é o número de organizações certificadas com o Selo Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria Geral da União às organizações. De 26 empresas que conquistaram a certificação, em 2019, seis delas são empresas do setor.

Desde 2018 também existe o Pacto de Integridade da Indústria de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que conta com uma série de diretrizes que visam apoiar o setor pela relação de negócios mais transparentes, íntegros e sustentáveis. Em que estágio do Compliance o setor se encontra? As empresas ainda estão focadas na agenda de conformidade ou há um avanço na perspectiva de integridade? Existem vários desafios para conseguir caminhar com essa agenda, quais são os principais? Como as empresas do setor tem se apoiado nas ferramentas fornecidas pelos programas de integridade, para a promoção de negócios mais íntegros? Quais são as perspectivas de futuro para o setor?

#E72D85
Youtube
bottom of page