top of page
ruido6.png
header.png
A Conferência
ilust_a_conf_2.png

A

CONFERÊNCIA

Vivenciamos desde 2020 uma pandemia que evidenciou, em larga escala, a não valorização da ciência e morosidade, ou inação, na adoção de medidas pautadas em evidências, por parte do Estado. Graças a uma intensa mobilização social, uma parcela considerável da população está imunizada e a tendência é de uma perspectiva de notícias melhores para o futuro, entretanto, não podemos baixar a guarda. As vacinas têm se mostrado efetivas contra as variantes, ao menos na proteção de casos mais graves, porém é essencial a manutenção do uso das máscaras e que toda a população, sem exceção, esteja vacinada com todas as doses. Só assim conseguiremos avançar rumo à tão desejada retomada da economia.

No entanto, a retomada econômica pode aumentar a pressão no nosso planeta, cujos recursos são limitados. As mudanças climáticas são uma realidade e os eventos climáticos extremos serão cada vez mais comuns. Estima-se que em 2050, só na América Latina, contaremos com 17 milhões de refugiados climáticos, pessoas forçadas a se mudar de seus lares devido aos reflexos das mudanças climáticas, segundo o relatório Groundswell, divulgado pelo Banco Central. É urgente atuarmos em todos os setores por uma transição energética focada em energias limpas e renováveis, mitigando e cessando o uso de combustíveis fósseis, visando o objetivo de nos aproximarmos da meta-limite para a manutenção da vida humana na Terra, de elevação da temperatura global, estipulada em 1,5 graus Celsius. O planeta já atingiu um aumento de 1,2 graus Celsius, em relação aos níveis pré-industriais e segundo o relatório do IPCC divulgado em agosto de 2021, o aquecimento da temperatura no planeta se dá comprovadamente em decorrência da ação antrópica, ou seja, está diretamente relacionado com a ação humana. Será preciso enfrentar questões como crises hídrica, energética e problemas estruturais de infraestrutura que historicamente atravancam o desenvolvimento da economia brasileira. 


Assim, essa retomada deve ser pautada no desenvolvimento sustentável e precisa priorizar os mais vulneráveis, promovendo políticas de combate à pobreza e ações para o enfrentamento à insegurança alimentar. Atualmente 100 milhões de brasileiros se encontram em situação de insegurança alimentar, segundo relatório da Ação de Cidadania com mais 57 organizações. Será importante atuarmos também pela promoção de políticas que favoreçam a proteção social, a proteção aos Direitos Humanos, o combate à inflação, a necessidade de priorização da educação, valorização da ciência e promoção de políticas científicas, geração de renda e recolocação para mais de 12 milhões de desempregados no Brasil.


A agenda de Integridade, transparência, ética, compliance e conformidade é outra agenda prioritária e será uma importante ferramenta de apoio às instituições públicas e privadas nesse processo. Durante o período de pandemia vimos um aumento no risco de que o cenário permitisse uma flexibilização em políticas e procedimentos de controles internos das instituições como forma de atender a necessidades urgentes por resultados. Isso gerou um alto risco de impacto negativo e reputacional na sociedade. As instituições que possuem programas de compliance robustos e priorizaram a ética e transparência em suas atuações sairão fortalecidas desse processo e com menores danos. Não podemos mais admitir que os negócios não sejam pautados pela ética e transparência, e tanto organizações quanto imprensa e a sociedade como um todo cobram e fiscalizam essa premissa junto às instituições.


As empresas têm um papel fundamental para a construção dessa retomada econômica e a agenda ESG será estratégica nesse processo. No entanto, o mercado corporativo vive um período complexo, de muitos riscos, em que resiliência e reinvenção foram necessários para que os negócios sobrevivessem. As empresas precisaram se reinventar, criar novos produtos, serviços e mudaram inclusive o seu modus operandi para garantir sua sobrevivência. Superados esses desafios, caberá às lideranças uma atuação sólida, baseadas no fortalecimento da cultura de Integridade e Compliance, pelo desenvolvimento de suas estratégias ESG, pelo fortalecimento de políticas internas que visam a promoção da diversidade e inclusão, no fortalecimento de políticas que preservem o meio ambiente e garantam que seus planos e metas, pautados pelos ODSs, sejam de fato atingidos. As empresas possuem um grande poder transformador e somente um forte engajamento das organizações privadas em prol da sustentabilidade pode pavimentar o caminho para o futuro que queremos.


Nos vemos às vésperas das Eleições 2022 e é necessário pautarmos no debate político a urgência da priorização de políticas direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Essa será a única alternativa para avançarmos rumo a uma sociedade justa, inclusiva, verde e responsável. O caminho para esse progresso e essa sociedade passa por discussões sadias e justas, pautadas por dados e para isso se faz necessário combater o negacionismo, a desinformação, o extremismo e as ameaças ao Estado Democrático de Direito.


É nessa direção que nossa Conferência buscará contribuir. Mobilizar empresas, organizações da sociedade civil e governos para que possamos ajustar o foco, valorizar a vida, fortalecer a democracia e mudar o rumo, em direção à recuperação econômica em bases sustentáveis.

em-breve_2.png

Próximos painéis

Programação
titulo programação.png

P

rogramação

13/12

15h

Hydro oferece: Equidade de gênero como estratégia para evolução do ESG nas empresas

As contratações de mulheres especialistas aumentaram 168% em 2021 quando comparadas com o ano anterior, segundo uma pesquisa exclusiva da consultoria de recrutamento Randstad. Esse expressivo aumento indica que o mercado já está atento para os benefícios sociais e financeiros que a equidade de gênero promove. Por que ainda é tão difícil incluir mulheres nas indústrias e o que a Equidade de gênero tem a ver com o futuro sustentável das empresas?

#999CFF

13/12

16h

Empresas e direitos humanos: perspectivas e estratégias para a agenda em 2023

Neste bate-papo, especialistas discutem as perspectivas da agenda de Direitos Humanos para as empresas em 2023, como o Marco da Cooperação da ONU com o Brasil, o Plano de Ação em Conduta Empresarial Responsável e o avanço da tramitação do Projeto de Lei 572/22, que versa sobre os deveres das empresas em relação à prevenção, mitigação e reparação de violações ou impactos negativos sobre os direitos humanos.

#999CFF

13/12

17h

Aché oferece: A importância da visão sistêmica para a gestão ESG

Leonardo Martins, do Aché, traz a visão de pensamento sistêmico e interdependente, correlacionando fatores como as iniciativas multidisciplinares, a gestão descentralizada e a flexibilidade no planejamento para que as ações de sustentabilidade sejam agregadoras e contribuam para uma construção robusta da gestão dos pilares ambiental, social e de governança nos negócios.

#999CFF

Painéis anteriores

08/12

-

15h

#FFD654

Itaú oferece: Desafios da descarbonização do setor bancário

08/12

-

16h

#FFD654

Novelis Oferece: O Papel Social da Reciclagem

06/12

-

15h

#0D3370

Hydro oferece: Inovação e Sustentabilidade como aliadas pela promoção do desenvolvimento sustentável 

06/12

-

17h

#0D3370

Dia do Combate à Corrupção

01/12

-

15h

#FF4730

Protiviti | Aliant oferecem: Carbono e Clima – Riscos e Oportunidades

Palestrantes
fundo_palestrantes.png

Não perca nenhum detalhe!

Nos acompanhe em nossas redes e inscreva-se em nossa newsletter

eleases

R

release.png

05/12/2022 - Últimos dias da Conferência Ethos 2022: conheça os novos painéis

#FF4730

30/11/2022 - Empresas apresentam painéis sobre agenda climática

#0D3370

21/11/2022 - Como a pandemia impactou a indústria farmacêutica?

#999CFF

14/11/2022 - Especialistas dialogam sobre desenvolvimento sustentável e programas de incentivo

#FFD654

08/11/2022 - Sustentabilidade e ESG em pauta na Conferência Ethos!

#FF4730

01/11/2022 - De transição energética à COP27, confira os painéis dessa semana na Conferência Ethos!

#0D3370

24/10/2022 - Atividades na Conferência Ethos analisam perspectivas sociais

#999CFF

19/10/2022 - Conferência Ethos apresenta atividades sobre diversidade no mercado de trabalho e inclusão social no esporte

#FFD654

10/10/2022 - Especialistas debatem sobre pautas ASG (ESG) e desdobramentos da Carta de Alter

#FF4730

Vídeos dos nossos patrocinadores

REALIZAÇÃO

ETHOS.png

PATROCINADOR OURO

Gerdau.png

PATROCINADOR BRONZE

Aché
edp
AngloAmerican
Hydro
Ball
Itaú
Braskem
Natura
Novelis
ICTS.png

PLAYER MENSAL

ARCELORMITTAL.png
Instituto Algar
HEINEKEN
Synergia

TRANSPORTADORA OFICIAL

Gol

PARCERIA INSTITUCIONAL

HYDRO.png
Alcoa
Natura logo
Shell logo
Ibracem logo

PARCERIA ESTRATÉGICA

Accenture logo
Patri logo

APOIO INSTITUCIONAL

Abrainc logo
Além das Palavras logo
Microsoft
Santo Caos logo
footer.png
LOGO ETHOS - negativa.png

Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Siga-nos

  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Twitter
  • Facebook
bottom of page