22/09

|

15h

fundo_paineis_titulo.png

A desigualdade e o Brasil de hoje e de amanhã

#FFD654

Jefferson Nascimento

Jefferson Nascimento

coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil

Marc Morgan

Marc Morgan

pesquisador e professor no Departamento de História, Economia e Sociedade

Marina Ferro

Marina Ferro

gerente de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos

O World Inequality Report 2022, produzido pelo World Inequality Lab, liderado, entre outros, por Thomas Piketty, indica que a desigualdade continua sendo um desafio fundamental no mundo contemporâneo. Segundo dados do relatório: Os 10% mais ricos detém nada menos que 76% de toda a riqueza, a parcela mediana de 40% da população detém 22% da riqueza e os 50% restantes da população detém apenas 2% da riqueza mundial.

No Brasil, este cenário é também crítico: o País ocupa a nona posição no ranking da desigualdade mundial, medida pelo Índice de Gini, segundo dados do World Population Review de 2022.

A concentração de renda e riqueza é um dos ângulos para se encarar o problema da desigualdade. A fome, que havia sido erradicada no País na última década, é outro. E ela voltou a assolar os lares de nada menos que 19 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada em 2020 pela PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Aproximadamente 55% da população brasileira vive hoje em estado de insegurança alimentar.

Esse contexto, somado à grave crise econômica e social ensejada pela pandemia da Covid-19, tem sido marcado por debates sobre programas sociais de distribuição de renda e de auxílio à população mais pobre.

Quais as perspectivas da desigualdade para o Brasil? De que forma o debate eleitoral das eleições presidenciais de 2022 contribui para as discussões de fundo sobre a estrutural e histórica desigualdade no País? Como o próximo governo poderá auxiliar a população mais pobre em um cenário de restrição de recursos à disposição nos cofres públicos?

Essas e outras questões são centrais neste painel.

Outros Painéis