02/06

|

15h

fundo_paineis_titulo.png

Apresentação do relatório Reduzindo a lacuna (Closing the gap): evidências sobre como como empresas usam a Devida Diligência em direitos humanos para enfrentar o trabalho

#FF4730

Gustavo Ferroni

Gustavo Ferroni

coordenador de Justiça Rural e Desenvolvimento na Oxfam Brasil

Marina Novaes

Marina Novaes

pesquisadora e representante do BHRRC no Brasil

O interesse em temas ligados aos processos de Devida Diligência de direitos humanos tem crescido exponencialmente, com empresas e investidores se juntando a sociedade civil, trabalhadores, governos e sindicatos, para exigir leis eficazes e uma maior proteção dos direitos. O atraso da proposta legislativa da UE para a Devida Diligência, que sinalizará uma mudança radical nos direitos humanos corporativos, deve ser aproveitado para garantir que um padrão ambicioso seja definido, com impactos tangíveis para os trabalhadores.

Este relatório fornece novas evidências da necessidade urgente de ações voluntárias serem fortalecidas com requisitos regulatórios robustos para que as empresas identifiquem riscos de direitos humanos e evitem abusos. Também destaca os elementos-chave de uma regulamentação eficaz para garantir que a devida diligência não se torne apenas mais um exercício administrativo de “caixa” das empresas.

Nesse talk trazemos uma breve apresentação sobre o relatório produzido pela BHRRC e traduzido pela Oxfam Brasil.

Outros Painéis