16/06

|

17h

fundo_paineis_titulo.png

Sistema prisional brasileiro: principais gargalos e caminhos pela reintegração de egressos na sociedade

#FF4730

Karine Vieira

Karine Vieira

fundadora e CEO do Instituto Responsa

Karoline Santos Oliveira

Karoline Oliveira

estagiária de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos

Tamires Maria Alves

Tamires Alves

professora de Direitos Humanos, Criminologia e Abolicionismo Penal

O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos.

Muitos são os problemas do sistema penitenciário brasileiro – dentre eles, a superlotação, a violação de direitos humano, as falhas no cumprimento de procedimentos, a morosidade no julgamento dos casos (34,7% dos encarcerados não foram julgados, segundo o Infopen) – aqui incluídos a investigação e o julgamento imparciais, o direito à ampla defesa e a insuficiência de políticas de ressocialização.

Com uma população carcerária caracterizada por marcadores sociais de raça, nível educacional e classe social, o encarceramento em massa no Brasil é, antes de mais nada, uma questão social.

Neste diálogo, discutimos a situação do encarceramento no Brasil, seus desafios e possíveis caminhos. Vamos abordar iniciativas da sociedade civil que agem em prol de encarcerados e egressos, mostrando que existem, sim, caminhos para corrigir o processo e que atuam no sentido de reintegrar egressos com sucesso à sociedade. Vamos discutir também sobre o papel das empresas e como exercer sua responsabilidade social nesse tema para contribuir para melhoria deste cenário.

Outros Painéis