26/05

|

16h50

fundo_paineis_titulo.png

Visão Mundial oferece: Lançamento dos Compromissos Empresariais com a Agenda de Migração e Refúgio

#0D3370

Andréa Freire

Andréa Freire

gerente de Programas da Visão Mundial

Lucas Carvalho

Lucas Carvalho

estagiário de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos

Scarlett Rodrigues da Cunha

Scarlett Rodrigues

coordenadora de projetos de Direitos Humanos do Instituto Ethos

As empresas têm um papel muito relevante na promoção e na garantia de direitos, exercendo sua responsabilidade social por meio de políticas de diversidade e inclusão. Olhando para a realidade das pessoas migrantes e refugiadas, o Brasil é um dos destinos mais procurados no mundo para recomeçar a vida.

Nesse sentido, a atuação das empresas a partir do comprometimento e desenvolvimento de políticas e práticas empresariais se coloca como fundamental, urgente e necessária para a geração de oportunidade e impactos positivos na reinserção social e econômica desse grupo. Entretanto, segundo um estudo recente realizado pelo Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial, a população migrante e refugiada é a que menos as empresas dedicam suas políticas de diversidade e inclusão, mas essa realidade precisa mudar.

Considerando a responsabilidade social empresarial frente ao tema, o Instituto Ethos e a ONG Visão Mundial, no âmbito do projeto “Ven, Tú Puedes!”, desenvolveram 10 compromissos que as empresas podem assumir a fim de possibilitar a inclusão e o desenvolvimento profissional das pessoas migrantes e refugiadas, contribuindo para a redução das desigualdades e da violência. A carta “Compromissos empresariais com a agenda de migração e refúgio” será lançada oficialmente na Conferência Ethos 2022. O evento contará com a presença da Andréa Freire, gerente de programas da Visão Mundial e da coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos, Scarlett Rodrigues.

O painel é um convite às empresas para se aproximarem da temática, mas principalmente aderir aos compromissos e se engajar nas ações promovidas pelo projeto “Ven, Tú Puedes!”, demonstrando o comprometimento público e voluntário com a sociedade em construir práticas e políticas nessa temática.

Outros Painéis