22/09
|
15h
A desigualdade e o Brasil de hoje e de amanhã
#FFD654
O World Inequality Report 2022, produzido pelo World Inequality Lab, liderado, entre outros, por Thomas Piketty, indica que a desigualdade continua sendo um desafio fundamental no mundo contemporâneo. Segundo dados do relatório: Os 10% mais ricos detém nada menos que 76% de toda a riqueza, a parcela mediana de 40% da população detém 22% da riqueza e os 50% restantes da população detém apenas 2% da riqueza mundial.
No Brasil, este cenário é também crítico: o País ocupa a nona posição no ranking da desigualdade mundial, medida pelo Índice de Gini, segundo dados do World Population Review de 2022.
A concentração de renda e riqueza é um dos ângulos para se encarar o problema da desigualdade. A fome, que havia sido erradicada no País na última década, é outro. E ela voltou a assolar os lares de nada menos que 19 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada em 2020 pela PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Aproximadamente 55% da população brasileira vive hoje em estado de insegurança alimentar.
Esse contexto, somado à grave crise econômica e social ensejada pela pandemia da Covid-19, tem sido marcado por debates sobre programas sociais de distribuição de renda e de auxílio à população mais pobre.
Quais as perspectivas da desigualdade para o Brasil? De que forma o debate eleitoral das eleições presidenciais de 2022 contribui para as discussões de fundo sobre a estrutural e histórica desigualdade no País? Como o próximo governo poderá auxiliar a população mais pobre em um cenário de restrição de recursos à disposição nos cofres públicos?
Essas e outras questões são centrais neste painel.
REALIZAÇÃO
PATROCINADOR BRONZE
PLAYER MENSAL
TRANSPORTADORA OFICIAL
PARCERIA INSTITUCIONAL
PARCERIA ESTRATÉGICA
APOIO INSTITUCIONAL
Sobre
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.