top of page
Conferência_Ethos_2022_logo.png

22/09

|

15h

fundo_paineis_titulo.png

A desigualdade e o Brasil de hoje e de amanhã

#FFD654

Jefferson Nascimento

Jefferson Nascimento

coordenador de Justiça Social e Econômica na Oxfam Brasil

Marc Morgan

Marc Morgan

pesquisador e professor no Departamento de História, Economia e Sociedade

Marina Ferro

Marina Ferro

gerente de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos

O World Inequality Report 2022, produzido pelo World Inequality Lab, liderado, entre outros, por Thomas Piketty, indica que a desigualdade continua sendo um desafio fundamental no mundo contemporâneo. Segundo dados do relatório: Os 10% mais ricos detém nada menos que 76% de toda a riqueza, a parcela mediana de 40% da população detém 22% da riqueza e os 50% restantes da população detém apenas 2% da riqueza mundial.

No Brasil, este cenário é também crítico: o País ocupa a nona posição no ranking da desigualdade mundial, medida pelo Índice de Gini, segundo dados do World Population Review de 2022.

A concentração de renda e riqueza é um dos ângulos para se encarar o problema da desigualdade. A fome, que havia sido erradicada no País na última década, é outro. E ela voltou a assolar os lares de nada menos que 19 milhões de pessoas, segundo pesquisa realizada em 2020 pela PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Aproximadamente 55% da população brasileira vive hoje em estado de insegurança alimentar.

Esse contexto, somado à grave crise econômica e social ensejada pela pandemia da Covid-19, tem sido marcado por debates sobre programas sociais de distribuição de renda e de auxílio à população mais pobre.

Quais as perspectivas da desigualdade para o Brasil? De que forma o debate eleitoral das eleições presidenciais de 2022 contribui para as discussões de fundo sobre a estrutural e histórica desigualdade no País? Como o próximo governo poderá auxiliar a população mais pobre em um cenário de restrição de recursos à disposição nos cofres públicos?

Essas e outras questões são centrais neste painel.

Outros Painéis

REALIZAÇÃO

ETHOS.png

PATROCINADOR OURO

Gerdau.png

PATROCINADOR BRONZE

Aché
edp
AngloAmerican
Hydro
Ball
Itaú
Braskem
Natura
Novelis
ICTS.png

PLAYER MENSAL

ARCELORMITTAL.png
Instituto Algar
HEINEKEN
Synergia

TRANSPORTADORA OFICIAL

Gol

PARCERIA INSTITUCIONAL

HYDRO.png
Alcoa
Natura logo
Shell logo
Ibracem logo

PARCERIA ESTRATÉGICA

Accenture logo
Patri logo

APOIO INSTITUCIONAL

Abrainc logo
Além das Palavras logo
Microsoft
Santo Caos logo
footer.png
LOGO ETHOS - negativa.png

Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Siga-nos

  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Twitter
  • Facebook
bottom of page