Conheça mais os

palestrantes 

da edição 

John Elkington

John Elkington é pioneiro do movimento global de sustentabilidade, fundador da Volans, co-fundador da Environmental Data Services (1978) e da SustainAbility (1987). É autor de 19 livros, entre eles o best-seller “The Green Consumer Guide” e o mais recente “Green Swans: The Coming Boom in Regenerative Capitalism”.

Thiago Amparo

Thiago de Souza Amparo é professor da FGV Direito SP. É advogado, com bacharelado pela PUC-SP, mestre e doutor em direitos humanos (LLM) pela Central European University (Budapeste - Hungria). Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (Nova Iorque - Estados Unidos). Especialista em direito constitucional, políticas públicas e empresariais de diversidade e antidiscriminação. Escreve, semanalmente, no jornal Folha de São Paulo e participa da Aliança Jurídica pela Equidade Racial. 

LinkedIn 

Caio Magri

Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Em 2003 integrou na assessoria especial do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sob a coordenação de Oded Grajew. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Transparência Pública e Combate à Corrupção-CGU, do Pró-Ética, do  Comitê Brasileiro do Pacto Global (CPBG) e da Rede Nossa São Paulo, entre outros.

LinkedIn

Ricardo Young

Empresário; âncora do programa Sustentabilidade, no Terra TV; articulista da Folha de S.Paulo e da Carta Capital; palestrante internacional nos temas de responsabilidade social, gestão e desenvolvimento sustentável; graduado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e pós-graduado em administração geral pelo Insper e em lideranças sistêmicas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); conselheiro das empresas Fibria, Amata e Kimberly-Clark, entre outras, e das ONGs Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo e Instituto Democracia e Sustentabilidade; ex-presidente do Yázigi Internexus e da Associação Brasileira de Franchising; ex-diretor-presidente do Instituto Ethos e do Uniethos; ex-conselheiro das organizações internacionais Global Reporting Initiative (GRI) e Accountability; foi candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, tendo recebido 4 milhões de votos.

LinkedIn:

 
 
 
 
 

Rosana Pinheiro Machado

Rosana Pinheiro-Machado é professora de desenvolvimento internacional na University of Bath, Reino Unido. É fellow da Academia de Ensino Superior britânica. Anteriormente, Pinheiro-Machado lecionou na Universidade de Oxford e foi pesquisadora visitante do centro de estudos chineses da Universidade de Harvard. Atualmente, é pesquisadora principal do projeto New Consumer Cutures in the Global South (China, Brazil, Phillipines, Mexico), financiado pelo Australian Research Council. É autora de diversos livros, entre eles: Amanhã vai ser maior (Planeta, 2019) e Counterfeit Itineraries in the Global South (Routledge, 2018). Seus livros Made in China e China, passado e presente estao sendo reeditados em 2020. Escreve regularmente para diversos veículos de mídia, como o Intercept Brasil e o Washington Post.

Rosa Maria Marques

Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da PUC-SP, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES).

 

Philip Martin Fearnside

Pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus (AM) e colunista da Amazônia Real. É doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e membro da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em 2007.

 

Ricardo Henriques

Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pesquisador e diretor-adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor do departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008). Foi membro do Conselho de Administração do International Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos conselhos: Anistia Internacional Brasil, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), CIVI-CO, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV),  Fundação Itaú Escola para Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República, Instituto Sou da Paz e Todos pela Educação (TPE).

 

Dário Vitório Kopenawa Yanomami

Filho mais velho de Davi Kopenawa Yanomami, líder conhecido em todo o mundo pela defesa dos direitos do povo Yanomami, Dário segue os passos do pai e começou a atuar na área da educação ainda jovem quando, de 1997 a 1999, se tornou professor em sua comunidade, encabeçando o projeto de educação intercultural bilíngue com grande ênfase na valorização da escrita da língua Yanomami. Assumiu a responsabilidade sobre a escola em sua comunidade e, ao mesmo tempo, se juntou ao conselho de administração da Hutukara Associação Yanomami. Foi um dos participantes no curso de formação dos professores Yanomami desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY). Esteve em visitas de intercâmbio com outros povos indígenas no Brasil, visitando o Amapá, o Parque do Xingu, o Makuxi e Wapixana, em Roraima e os povos indígenas no Acre. Também fez viagens internacionais para uma série de conferências em escolas e universidades nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente, Dário luta contra garimpeiros invasores na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e contra a propagação da Covid-19 entre os povos indígenas. Vice-presidente da Associação Yanomami desde 2004, Dário encabeça a campanha "Fora Garimpo, Fora Covid!", lançada no início de junho para coletar assinaturas e pressionar o governo federal contra a extração ilegal.

 

Elizaveta Fouksman

Bolsista de carreira na Universidade de Oxford, com sede no Centro de Estudos Africanos da Oxford School of Global and Area Studies, e pesquisadora do St John's College. Doutora em Desenvolvimento Internacional pela Universidade de Oxford, já ocupou bolsas de pesquisa na Universidade de Harvard e na Universidade de Witwatersrand. Seus interesses de pesquisa abrangem a economia pós-trabalho; subvenções universais de renda básica; o imperativo moral para o trabalho e as disposições previdenciárias; a política do tempo e do uso do tempo; bem como a sociologia da globalização e desenvolvimento, juntamente com a justiça ambiental e os movimentos sociais.

 

Jayme Brasil Garfinkel

Presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro Seguros. Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1970 e pós-graduado em administração de empresas pela Faculdade Getulio Vargas em 1975. É o maior acionista da empresa com 40% das ações e, de acordo com um levantamento da Forbes de 2018, dono de um patrimônio que equivale a US$ 2 bilhões. 

 

Andre Lopes de Araujo

Presidente da Shell Brasil desde 2010, com mais de 30 anos de experiência na indústria de óleo e gás. Entre as conquistas mais marcantes sob sua gestão, destacam-se a consolidação da joint venture Raízen, a participação no consórcio do megaprojeto de Libra – primeiro sob o regime de partilha de produção no pré-sal brasileiro – e a recente aprovação da combinação com o BG-Group. André acumulou experiência em diversas áreas de Negócios, Comercial e Relações com o Governo, tendo residido em quatro países diferentes. Formado em Engenharia Química pela UFRJ e tem um MBA pelo IBMEC- São Paulo. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do Instituto Ethos e do Museu do Amanhã (CONMAM, Rio de Janeiro).

 

Francine Lemos

Diretora Executiva do Sistema B Brasil. É graduada em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, com pós-graduação em Marketing Estratégico e Branding pela New York University. Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de desenvolvimento de negócios, marca e cultura organizacional, sendo mais de dez deles na Natura, maior empresa B do mundo. Francine também é sócia da CAUSE, empresa B que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Nela, ocupou o cargo de diretora executiva entre 2018 e 2019, tendo entre seus clientes organizações como Visa e Fundação Lemann.

 

Realização

Patrocínio Bronze

hydro_logo_vertical_positivo_rgb.png
Principal_h_cor_RGB.png
Shell-logo.png
Alcoa logo vertical blue-01.png

Apoio

Apoio de mídia

Parceria Institucional

Alcoa logo vertical blue-01.png
Carrefour2018.png
hydro_logo_vertical_positivo_rgb.png
COCMK1298-PG001_LOGO_COCA_COLA_BRASIL_20
logo MRV.png
Shell-logo.png

Parceria Estratégica

Apoio Institucional

Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Siga-nos

Logo_CE360_horizontal_W.png