Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Logo Ce19_v2.png

A Conferência Ethos – Recife

A primeira edição da Conferência Ethos 360° no Recife, acontece em um momento em que a economia do Nordeste cresce a metade da média do país e em que o mercado de trabalho gera menos oportunidades no interior. A crise econômica no Brasil persiste e a economia do Nordeste, que já foi reconhecida como locomotiva do Brasil, perdeu fôlego nos últimos anos, comprometendo os investimentos públicos e a renda das famílias. As restrições fiscais e a diminuição da proteção social impostas pelo governo federal impactam ainda mais as periferias dos estados nordestinos e o semiárido. 

A falta de planos de ação para a transição e descarbonização da economia e erradicação das desigualdades e pobreza, nos distancia de um papel protagonista e ambicioso para a agenda 2030 e para o acordo climático, que traçam os grandes desafios, locais e globais do século XXI. Como empreenderemos esses grandes projetos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade e investimentos? Essas questões implicam em um desafio ainda maior para a região nordeste. 

Pernambuco conta com indústrias modernas, polo tecnológico e centros de excelências, investimentos em infraestrutura e na energia dos ventos, exploração do gás natural e petróleo, que podem ajudar o dinamismo da economia da região como um todo. Mas diversificação, sustentabilidade, inclusão e a relação com a economia local podem apoiar mais fortemente o desenvolvimento industrial, social, humano e ambiental da região. Modelos locais, emergentes, integração das tecnologias e mudanças culturais podem ajudar o Nordeste a dar um salto de inovação e ser exemplo para o país. 

É neste sentido que a edição da Conferência Ethos 360° promoverá o diálogo sobre como o Nordeste poderá se destacar na trajetória de mobilização de uma infraestrutura para os modelos de negócios mais sustentáveis e inclusivos, do semiárido às costas, enfrentando a desaceleração e a face cruel na nossa crise que se volta também contra a democracia.
 

Compre seu ingresso