Sobre

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

www.ethos.org.br

Contato

Logo Ce19_v2.png

A Conferência Ethos

A crise econômica no Brasil persiste e as discussões atuais, mais comumente em torno da trajetória e modelos de austeridade e diminuição da proteção social e a falta de planos de ação para a transição e descarbonização da economia e erradicação das desigualdades e pobreza, nos distancia de um papel protagonista e ambicioso para a agenda 2030 e para o acordo climático, que traçam os grandes desafios, locais e globais do século XXI. Como empreenderemos esses grandes projetos sob uma ótica plural de oportunidades, integração de mercados e retomada da credibilidade implicam em um desafio ainda maior para o país.

Deixar para trás uma parte da população, seja no campo ou nas cidades, revela uma face ainda mais cruel para as mulheres, para as negras, os negros e as pessoas trans. Ignorar a floresta, o cerrado, a caatinga, as costas e a biodiversidade tem um preço alto para o crescimento, para o conhecimento e a ciência, para a valorização do saber e do modo de vida dos povos tradicionais, para a cooperação, integração de tecnologias, para os novos negócios e geração de empregos. Passos lentos e vai e vens na trajetória privada, pública e nos arcabouços legais e medidas que favorecem o amadurecimento do sistema de integridade e transparência nos faz bater sistematicamente na tecla da desigualdade e insegurança. A face mais cruel da crise pode ainda se voltar à própria democracia.  

A economia brasileira não avançará se virar as costas para o desenvolvimento sustentável e para os grandes planos de ação e consensos globais. Enfrentar os nossos mitos e nossas desigualdades estruturais e o que realmente significam e as oportunidades que podemos gerar com a transição para modelos mais inclusivos e democráticos com variadas formas de experimentação da justiça social e ambiental é o compromisso desta edição da Conferência Ethos 360°