top of page

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2023

ruido6.png
banner_principal_Rio de Janeiro.png

PROGRAMAÇÃO

20 de junho

9h - 9h50

PALCO

2

Corcovado

Abertura: 25 anos Instituto Ethos

Nesse momento tão especial para todos, damos as boas-vindas ao público da Conferência Ethos edição Rio de Janeiro e abrimos o calendário de celebração de aniversário de 25 anos do Instituto Ethos, que será festejado ao longo deste ano. Aproveitamos ainda para contar o foco da atuação do Ethos em 2023, nossa narrativa e como planejamos seguir a nossa missão de apoiar as empresas no combate às desigualdades socioeconômicas e ambientais.

Caio Magri_edit_transparent.png

Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos

Andrea Alvares_edit_transparent.png

Andréa Álvares,  presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos

10h - 10h50

1

PALCO

Arcos

Due Diligence em Direitos Humanos: Um olhar para a prevenção de violações de direitos na cadeia de valor

Nesta atividade, vamos discutir os Direitos Humanos como um tema de crescente demanda e expectativa no mundo dos negócios – com o aumento da regulamentação sobre a temática ao longo do globo. Nesse contexto, a due diligence em Direitos Humanos (DDDH) tem ganhado relevância, sendo apontada como a principal ferramenta por meio da qual as empresas exercem sua responsabilidade de respeito aos direitos humanos, em especial, na prevenção de violações de direitos. Nesse sentido, o painel busca evidenciar essa ferramenta à luz do contexto que vivemos e olhando, principalmente, para a cadeia de valor das empresas. Para isso, iremos passar pelo conceito, contexto, aplicação da due diligence e seus impactos nos negócios e na cadeia de valor. 

Scarlett Rodrigues_edit_transparent.png

Scarlett Rodrigues, coordenadora de  Direitos Humanos do Instituto Ethos

Fabio Abdala_edit_transparent.png

Fabio Abdala, gerente de Sustentabilidade da Alcoa

Luiz Carlos_edit_transparent.png

Luiz Carlos Silva Faria Junior, advogado na TozziniFreire

Marcela Greggo_transparent.png

Marcela Greggo, (Mediação) coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos

PALCO

2

Corcovado

Raízen oferece: A importância de compliance na agroindústria e o papel de grandes players na cadeia de Suprimentos

Compreender a importância que o tema de Compliance tem para manter a cadeia de suprimentos ética em toda a Agroindústria. Para tanto, faz-se necessário discutir os impactos financeiros, reputacionais e legais que eventos como corrupção e fraudes podem trazer e,  como o fortalecimento da Ética e Integridade garante para as empresas negociações idôneas e transparentes. Dentro desse cenário, destacar ainda a responsabilidade das grandes Companhias na manutenção dessa cultura dentro do setor. É boa prática ainda, alinhar com os parceiros, fornecedores e clientes como o padrão de Compliance deve ser conduzido e priorizado demonstrada a partir da participação ativa em fóruns, institutos, pactos e iniciativas públicas/privadas sobre o tema, por exemplo. 

Busca-se evidenciar nesse painel os múltiplos impactos de fraudes e corrupções dentro da Agroindústria e, como a existência e efetividade de um Programa de Integridade robusto pode fazer diferença na prevenção de contingências e danos à imagem. Destaca-se ainda a importância dos grandes players na cadeia de suprimentos do setor na construção de um ambiente de negócios ético e transparente e, como algumas ações conjuntas, pautadas pelas melhores práticas, podem ajudar no combate à corrupção e práticas não equitativas.

Maiara Borges_edit_transparent.png

Maiara Borges, coordenadora de Compliance da Raízen

Henrique Nakamura_edit_transparente.png

Henrique Nakamura, diretor de Suprimentos da Raízen

Cynthia Catlett_edit_transparent.png

Cynthia Catlett, vice-presidente da Charles River Associates

Caio Magri_edit_transparent.png

Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos

3

PALCO

Pão de Açúcar

Soluções Baseadas na Natureza

O termo “Soluções Baseadas na Natureza” (SbN) condensa, em sua conceituação, a importância de se pensar alternativas e, portanto, soluções de engenharia que mimetizem processos naturais com o objetivo direto de pautar alternativas de proteção, conservação, restauração, reestruturação ambiental para mitigar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Nesta atividade exploraremos um pouco melhor o que é a conceituação das Soluções Baseadas na Natureza, como estão articuladas com a ciência climática e o estabelecimento de cenários de redução de emissões, bem como alguns exemplos criativos de SbNs nos negócios brasileiros. 

José Mattos_edit_transparent.png

José Mattos, fundador da ViaFloresta

Ana Carolina Fiorini_edit_transparent_RED.png

Ana Carolina Fiorini, pesquisadora PPE/COPPE/UFRJ

Marina Esteves_edit_transparent.png

Marina Esteves, (Mediação) coordenadora de Projetos em Meio Ambiente do Insituto Ethos

11h - 11h50

1

PALCO

Arcos

Por uma reforma tributária 3S: Sustentável, solidária e saudável

O tema da Reforma Tributária está em grande repercussão e movimentação no Congresso Nacional Brasileiro. Porém, organizações da sociedade civil, entendem que a proposta apresentada inicialmente pelos parlamentares não é suficiente e condizente com as diversas necessidades da população brasileira, que são mais complexas do que apenas a simplificação de tributos.

Diante disso, organizações da sociedade civil lançaram a Reforma Tributária 3S: Solidária, Saudável e Sustentável. Ao olhar para os 3S, diversas propostas que anteriormente não haviam sido incorporadas, dão especificidades para ações que protegem o meio ambiente, a saúde da população e minimizar as desigualdades sociais que atrelam a sociedades por meio do atual sistema tributário.

Atualmente, mais de 70 organizações da sociedade civil, incluindo o Ethos, lançaram um Manifesto pela Reforma Tributária 3S: Saudável, Solidária e Sustentável, documento que foi apresentado em ato simbólico na Câmara do Deputados aos relatores da Reforma Tributária, deputados Aguinaldo Ribeiro e Reginaldo Lopes.

Com a preocupação e importância da Reforma para o país, o Instituto Ethos convida as pessoas palestrantes e participantes do painel, a debaterem de forma transversal e representativa a discussão sobre as novas propostas da reforma Tributária com base na PEC 45/19 e 110/19, evidenciando o impacto para as empresas e a sociedade.

Devido ao novo formato de tributação nacional, quais as novas responsabilidades empresariais? Haverá maior transparência para os contribuintes PF e PJ? O que esperar do governo frente a uma reforma saudável, solidária e sustentável? E quais os impactos que essa medida terá na sociedade brasileira? 

Eduardo Fagnani_edit_transparent.png

Eduardo Fagnanin, coordenador técnico do projeto "Reforma Tributária Solidária"

Marina Esteves_edit_transparent.png

Marina Esteves, coordenadora de Projetos de Meio Ambiente do Instituto Ethos Ethos

Felipe Saboya_edit_transparent.png

Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos

PALCO

2

Corcovado

Hydro oferece: O sucesso das parcerias para desenvolvimento territorial sustentável – ASG (ESG)

O objetivo da atividade é tecer um diálogo sobre como o desenvolvimento de parcerias entre atores diversos tem grande potencial de fomentar a agenda ESG nos territórios e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os territórios são compostos por uma série de fatores, como a população local, os diferentes povos, as diferentes etnias, idades, gêneros e rendas, a mistura e os recursos existentes. É nos territórios onde ocorrem as transações econômicas, de produção, de avanços tecnológicos, do consumo, da necessidade, do desejo e da vontade. Visando fomentar o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atuam, as empresas, cada vez mais conscientes sobre o seu importante papel em fomentar a agenda ESG, tem firmado parcerias com diversos atores de diferentes áreas, que trazem uma melhora na qualidade de vida das pessoas, que vivem nos territórios onde as empresas atuam.

Essa atividade abordará questões como: como tem sido a atuação das empresas nesse sentido? Quais os benefícios de parcerias em prol do desenvolvimento dos territórios e como elas geram uma melhora na vida das pessoas? Como outras empresas podem se inspirar e também atuar com projetos de parcerias para o fomento do ESG nos territórios?

Higia Brandão_edit_transparent.png

Higia Brandão, gerente sênior de Programas Socioambientais da Hydro

Ana Lucia Araújo_edit_transparent.png

Ana Lúcia Araújo, líder de Comunicação e Eventos do Instituto Ethos

Ike Weber_EDIT_transparent.png

Ike Weber, RI e Parcerias da Fundação Grupo Boticário

Ana Luiza Silva_edit_transparent.png

Ana Luiza Silva, gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil

3

PALCO

Pão de Açúcar

Diversidade, Equidade e Inclusão: De que modo consolidar avanços e evitar retrocessos?

A pesquisa Ethos/Época de Inclusão é o mais amplo levantamento sobre práticas de diversidade, equidade e inclusão do país. Sob a coordenação técnica do Instituto Ethos, e em parceria com Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360, da Rede Empresarial de Inclusão Social e da Época Negócios, da Editora Globo, visa avaliar e distinguir publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão adotadas pelas empresas que atuam no Brasil.
Nessa atividade, teremos a oportunidade de conhecer em detalhes os principais resultados dessa pesquisa e, com nossos convidados, dialogar sobre os avanços das empresas, seus principais desafios e riscos de estagnação. Além disso, buscaremos identificar prioridades para a ação do setor privado para os próximos anos.   

Elisa Alves Campos_edit_transparent.png

Elisa Alves Campos, editora-executiva de Época Negócios

Mauricio Santos_transparente.png

Mauricio Santos, responsável pela área de Relacionamento com Empregados e com a Indústria na Shell

Ana Lucia Melo_transparent.png

Ana Lucia de Melo, (Mediação) diretora-adjunta do Instituto Ethos

Wilson Marcondes_EDIT_transparent.png

Wilson Marcondes, associate director na Accenture Brasil

12h - 14h | Almoço

14h - 14h50

PALCO

2

Corcovado

O futuro não será desigual

Nesta atividade, como parte das reflexões propostas pelo Instituto Ethos por ocasião de seus 25 anos, as convidadas trarão suas reflexões sobre a correlação entre o combate às desigualdades no país como fator indissociável para o sucesso do desenvolvimento sustentável. Consideradas as intersecções de raça e também de gênero—que causam discrepâncias no acesso à saúde, à educação, à justiça, à moradia e à igualdade de salários, esperamos abordar a necessidade de políticas públicas e empresariais que mitiguem as causas e efeitos da desigualdade, discutindo os caminhos para que o desenvolvimento do país sejam não só uma fonte de prosperidade econômica, mas que também uma ferramenta para a redução das desigualdades e a inclusão da população excluída da garantia de direitos, dos espaços sociais e de produção econômica, colocando o Brasil na dianteira de uma economia justa, sustentável e inclusiva, construindo um futuro que, efetivamente, represente novos tempos em um país historicamente desigual. 

benilda brito_v2_edit_transparent.png

Benilda Brito, CEO da Mucua Consultoria e conselheira do Instituto Ethos

Andrea Alvares_edit_transparent.png

Andréa Álvares,  presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos

Ana Lucia Melo_transparent.png

Ana Lucia de Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos

15h - 15h50

1

PALCO

Arcos

Conversa com Lideranças 

A crescente busca das empresas em desempenhar uma boa performance Ambiental, Social e de Governança, , tem levado as lideranças empresariais a revisitarem conceitos e perspectivas sobre a forma de fazer negócios. A agenda ASG (ESG) coloca a preocupações dos investidores de forma ampliada na pauta das empresas, e a sua execução de forma séria e consistente exige da empresa uma visão de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental de longo prazo, que envolve a geração de valor para um número maior de stakeholders, atendendo não somente as expectativas dos acionistas mas também as demandas e gerando prosperidade para a sociedade.
No painel convidamos lideranças a trazerem suas reflexões, desafios e mudanças em curso provocadas pela agenda ASG (ESG) e sobr
e como ampliar as perspectivas internas, para além da prestação de contas aos investidores.

Wilson Marcondes_EDIT_transparent.png

Wilson Marcondes, diretor associativo da  Accenture Brasil

Janaína Pochapski Al Odeh_edit_transparent.png

 Janaína Pochapski Al Odeh, assessora de Sustentabilidade do Sesc

Paula Marlieri_edit_palestrante.png

Paula Marlieri, gerente geral de Relações Externas da Hydro 

Andrea Alvares_edit_transparent.png

Andréa Álvares,  presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos

PALCO

2

Corcovado

Novelis oferece: O recorde inédito e histórico da circularidade da latinha de alumínio no Brasil

Nesta atividade, será abordado quais são os fatores que contribuem com o sucesso da circularidade da latinha de alumínio no Brasil,  e o que leva o país a ser uma referência a nível mundial. Falaremos tambem sobre o papel da Novelis em devolver a latinha de alumínio pós-consumo à sua cadeia produtiva, sobre a inovação por trás do mercado de latas para bebidas, quais são as metas de sustentabilidade compartilhadas em toda a cadeia e quais são os benefícios ambientais e sociais por trás da reciclagem das latas de alumínio. 

Gustavo Faria_edit_transparent.png

Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis

Elisangela Matos_edit_transparent.png

Elisangela Matos, diretora de Sustentabilidade da Ardagh Group 

Renato Paquet_edit_transparent.png

Renato Paquet, secretário-executivo Recicla Latas

Juliana Soares_edit_transparent.png

Juliana Soares, (Mediação) coordenadora de Engajamento do Instituto Ethos

3

PALCO

Pão de Açúcar

Profissional ASG (ESG): Como fortalecer minha carreira?

Nas crescentes discussões sobre sustentabilidade e a relevância nacional e internacional dos aspectos sociais, ambientais e de governança para a gestão empresarial, os profissionais ASG e de sustentabilidade ganham novas possibilidades dentro das empresas, influenciando estratégias de negócio e desenvolvendo uma visão sistêmica para o enfrentamento dos desafios ambientais, sociais e de governança aos quais a empresa está sujeita. Nesse painel,  vamos dialogar sobre o processo de formação dos(as) profissionais que já atuam ou desejam atuar nessa área, apresentar os cursos e serviços oferecidos pelo Instituto Ethos e como esses podem contribuir nessa jornada. Além disso, nessa oportunidade, também lançaremos a nova frente de trabalho, o Ethos Serviços, assessoria corporativa de desenvolvimento sustentável personalizada para empresas interessadas em fortalecer sua atuação nos aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG). 

Mariana Kohler_edit_transparent.png

Mariana Kohler, fundadora e diretora da Em Roda

Fulvio Cristofoli_edit_transparent.png

Fulvio Cristofoli, coordenador do curso de Pós-graduação em Gestão Estratégica ESG Mackenzie

Jorge Peron_edit_transparent.png

Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan 

Luis Nascimento_transprent.png

Luis Nascimento, (Mediação) analista de Relacionamento e Captação de Recursos

16h20 - 17h10

1

PALCO

Arcos

Indicadores Ethos ASG: da ação à mensuração, como as empresas podem gerar valor e transformar seus negócios

Os Indicadores Ethos, ferramenta de gestão que tem por objetivo estimular as empresas para ação ao orientá-las sobre a incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial em suas estratégias de negócios, foram reformulados à luz dos parâmetros ASG considerando a realidade latino-americana.   
 
Por meio da aplicação os indicadores Ethos, as empresas têm a oportunidade de conhecer as melhores práticas ASG, adaptadas à realidade do Brasil, Argentina e Chile, e de assumir o compromisso do seu negócio com o desenvolvimento sustentável. A ferramenta contribui para o planejamento, gestão de metas para o amadurecimento das usas práticas, além de facilitar a identificação de informações em sustentabilidade e a comunicação para os steakholders.  
 
O painel será um convite para que as empresas participem do ciclo que será aberto em breve e abordará as principais mudanças na ferramenta que já vem transformando a gestão das empresas desde 2020, além de contar com a vivência prática da Enel, que participa anualmente do preenchimento dos indicadores Ethos para o setor elétrico. 

Ana Lucia Melo_transparent.png

Ana Lúcia de Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos

Marcia Massotti_edit_transparent.png

Marcia Massoti, diretora de Sustentabilidade na Enel Brasil 

PALCO

2

Corcovado

O papel da governança das empresas estatais na agenda de mudanças climáticas e transição energética 

O objetivo deste painel é explorar como a governança das empresas estatais pode desempenhar um papel fundamental na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis. Isso inclui a implementação de estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa, o uso de energias renováveis, a gestão eficiente dos recursos naturais e a incorporação de critérios ambientais em processos de tomada de decisão. Através da discussão de soluções inovadoras nessas áreas, buscamos mostrar como as empresas estatais podem desempenhar um papel de liderança na mitigação dos impactos das mudanças climáticas e na promoção da transição para uma economia de baixo carbono.

Marcela Greggo_transparent.png

Marcela Greggo, (Mediação) coordenadora de Projetos de Integridade do Instituto Ethos

Sergio Besserman_edit_transparent.png

Sergio Besserman Vianna, coordenador estratégico do Climate Reality Project

Mario Spinelli_edit_transparent.png

Mário Spinelli, diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras

3

PALCO

Pão de Açúcar

CBMC oferece: Eventos climáticos extremos e justiça socioambiental 

Esta atividade tem por objetivo abordar os impactos da mudança do clima no dia a dia de diferentes populações e argumentar sobre a impossibilidade de se tratar a agenda de clima e meio ambiente de maneira desconectada da discussão sobre direitos humanos. Hoje observamos os impactos nocivos dos eventos climáticos extremos que, por sua vez, são consequências diretas da desestruturação climática. Eventos climáticos extremos passam a ser cada vez mais frequentes, mais intensos e em maior escala, este é o risco que corremos ao nos aproximarmos do limite estipulado pela ciência climática, o aumento da temperatura terrestre deve ficar abaixo de 1,5ºC em média para que eventos climáticos extremos sejam mitigados e controlados. Nos encontramos no momento em um aumento médio de 1,2ºC, segundo a Climate Action Tracker, e já enfrentamos eventos climáticos severos. 

Entendemos também, que os impactos da mudança do clima e os eventos climáticos extremos não são percebidos de maneira igualitária nas diferentes regiões do mundo e devem ser compreendidas através de recortes de classe, raça e gênero. Quem sofre com estes eventos são populações relegadas à periferia, a zonas de risco habitacional e próximas de áreas contaminadas de descarte de resíduos e/ou próximas a empreendimentos industriais. Portanto, pensar em eventos climáticos extremos e seu impacto, é entender a desigualdade e pautar o debate sobre justiça climática, racismo ambiental e direitos de acesso a políticas públicas e ao bem-estar social.

Isvilaine da Silva Conceição_edit_transparent.png

Isvilaine da Silva Conceição, assessora de Engajamento e Mobilização no Observatório do Clima

Brenda Vitoria_edit_transparent.png

Brenda Vitória, graduanda em Ciências Biológicas na UFRJ, articuladora e mobilizadora territorial do Conjunto de Favelas da Maré

Claudia Pereira_edit_transparent.png

Claudia Pereira, coordenadora de Parcerias e Captação Corporativa da Fundação Amazônia Sustentável

Naira Santa Rita_edit_transparent.png

Naira Santa Rita, fundadora e diretora executiva do Instituto DuClima 

17h20 - 18h10

1

PALCO

Arcos

Como gerir a sustentabilidade corporativa? 

Certificado pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social e avaliado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como eixo potencializador da excelência em gestão, o Programa Ecos, lançado em 2010, está presente em quase todos os estados, com a finalidade de planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC, das Federações e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac.

Mario Saladini_edit_transparent.png

Mario Henriques Saladini, especialista em sustentabilidade no Departamento Nacional do Sesc

Alexsandra Moraes_edit_transparent.png

Alexsandra Moraes Alves, assessora de Recursos Humanos no Senac

Fernanda Lopes_edit_transparent.png

Fernanda Ribeiro Ramos Lopes, analista responsável pelo programa de Sustentabilidade da CNC

Rita Teixeira_edit_transparent.png

Rita Teixeira, (Mediação) coordenadora de Captação e Relacionamentos

PALCO

2

Corcovado

Lançamento dos compromissos pelo Trabalho Decente em Plataformas Digitais

As plataformas digitais estão redefinindo o cenário do mercado de trabalho global, oferecendo novas oportunidades e renda para muitos indivíduos. No entanto, surgem preocupações legítimas sobre a qualidade do trabalho e a proteção dos direitos trabalhistas. Neste painel, o Instituto Ethos destaca a importância de garantir dignidade e justiça para trabalhadoras e trabalhadores das plataformas digitais a partir de diretrizes e compromissos pautados no trabalho decente.

O Instituto Ethos, tem como premissa desde a sua criação a promoção do Trabalho Decente e no tema de plataformas digitais, a partir do novo contexto de economia digital, acreditamos que é possível conciliar a inovação com a proteção dos direitos trabalhistas, buscando incessantemente a promoção da dignidade humana no ambiente laboral.

A promoção do Trabalho Decente é uma responsabilidade compartilhada por todos os atores sociais e nesse sentido, discutiremos a necessidade urgente de uma regulamentação adequada das plataformas digitais, a fim de garantir segurança, saúde, proteção e segurança social. A colaboração entre governos, organizações e empresas é fundamental para estabelecer essas diretrizes, padrões justos e dignos de trabalho.

Neste painel, o Instituto Ethos apresentará o conteúdo e as provocações que enlaçam a atual Carta Compromisso para a Promoção do Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Essa carta representa um compromisso claro e objetivo das empresas em relação aos princípios e diretrizes que visam garantir o trabalho digno nestas plataformas, mas é um convite à sociedade civil em se aproximar da temática e provocar um diálogo participativo e representativo sobre o tema.

Este painel será uma oportunidade única para discutir a importância da Carta Compromisso e para promover o engajamento de todos os atores envolvidos na promoção do Trabalho Decente em plataformas digitais.

Johnny Borges_edit_transparent.png

Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood

Clemente Lúcio_edit_transparent.png

Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais e Diretor Técnico do DIEESE 

Caio Magri_edit_transparent.png

Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos

Scarlett Rodrigues_edit_transparent.png

Scarlett Rodrigues, (Mediação) coordenadora de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos

3

PALCO

Pão de Açúcar

CBMC oferece: Governança Global do Clima - responsabilidades e deveres dos atores sociais

Os desafios da mudança do clima são diversos e seu endereçamento precisa ser ágil e factível. Estamos na chamada década da ação, ou seja, sabemos dos impactos nocivos aos modos de vida humanos que a mudança do clima suscita e sabemos, de certo modo, como endereçá-la. A mudança de paradigma urgente é como de fato transformar este conhecimento científico em práticas implementáveis, factíveis e alinhadas com noções de direitos humanos e integridade.  As nações unidas, como grande mediadora deste debate, indica caminhos de convergência entre as diferentes agendas propositivas, é o caso dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e a Agenda 2030. No âmbito das discussões sobre mudança do clima, a UNFCCC estabeleceu em 2021 na COP 26 em Glasgow um processo de construção colaborativo denominado Global Stocktake (GST), ou em português, o Balanço Global. O GST se consolida como um mecanismo de acompanhamento dos objetivos de redução de emissões, da factibilidade das metas assumidas com um diferencial, agora voltado para a contribuição dos chamados Non-Party Stakeholders, os outros atores sociais que não apenas os Estados-Nação. Assim, busca-se com o GST a aceleração do cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris, bem como a divisão da responsabilidade do endereçamento do desafio de zerar emissões de GEE até 2050. Este mecanismo será finalizado e estará pronto para ativação, espera-se, neste ano de 2023 na COP 28 nos Emirados Árabes Unidos e contará com uma série de recomendações e indicadores para estimular, pautar e influenciar a sociedade civil, governos locais e setor privado no enfrentamento à crise climática.

Nesta atividade, abordaremos a complexidade do cumprimento dos objetivos de descarbonização pelos diferentes atores sociais que dentro da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC) demonstram seu engajamento e responsabilidade e procuram soluções criativas para a adequação à este novo cenário de futuro, resiliente, próspero e cooperativo. 

Luciano_Paez_edit_red_transparent.png

Luciano Paez, Secretário de Clima de Niterói

Marina Esteves_edit_transparent.png

Marina Esteves, (Mediação) coordenadora de Projetos em Meio ambiente do Instituto Ethos

Walter Figueiredo De Simoni_edit_transparent.png

Walter Figueiredo De Simoni, coordenador da Iniciativa Subnacional do Portfólio Políticas Climáticas do iCS

Ana Carolina de Abreu_transparent.png

Ana Carolina Abreu, coordenadora de projetos de Descentralização e Desenvolvimento Sustentável da Fundação Konrad Adenauer Brasil

18h10 - 18h40

PALCO

2

Corcovado

Encerramento com apresentação do projeto Na ponta dos pés, Organização Social do Complexo do Alemão/ Morro do Adeus(RJ)

PATROCINADORES CONFERÊNCIA ETHOS 360° 2023 – RIO DE JANEIRO

REALIZAÇÃO

ETHOS.png
Gerdau.png

PATROCINADOR DIAMANTE

Novelis
Raízen.png

PATROCINADOR BRONZE

Hydro

TRANSPORTADORA OFICIAL

Gol

APOIO

Facility.png
Coletiva.png
marshmclennan.png

APOIO DE MÍDIA

plurale.png

PARCERIA INSTITUCIONAL

HYDRO.png
Alcoa
Natura logo
Shell logo

PARCERIA ESTRATÉGICA

Ibracem logo
Accenture logo
Patri logo

APOIO INSTITUCIONAL

Abrainc logo
Além das Palavras logo
Mandacaru
Microsoft
Santo Caos logo
bottom of page