fundo_paineis_titulo_2.png

Palestrantes

Aline Viotto Gomes

Aline Viotto Gomes

Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi coordenadora de Advocacy do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE, chefe da assessoria técnica no Gabinete da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, advogada sênior da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S.A. – Spcine e assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente, é sócia do escritório de advocacia VMCA e membro da diretoria executiva da Amobitec.

diretora-executiva da Amobitec

Amanda Harumy Oliveira

Amanda Harumy Oliveira

Amanda Caroline Harumy Oliveira tem 29 anos e possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (2015) é Mestre em Integração da América Latina (PROLAM-USP) e Doutoranda em Integração da América Latina (PROLAM-USP). É diretora do Instituto Diplomacia para Democracia.

diretora do Instituto Diplomacia para Democracia

Ana Julião

Ana Julião

gerente geral da Edelman Brasil

Ana Lucia de Melo Custódio

Ana Lucia de Melo Custódio

Diretora-adjunta no Instituto Ethos. Responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Cadeias de Valor Sustentáveis, Direitos Humanos, Diversidade e Integridade. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, especialista em Economia Brasileira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV).

diretora-adjunta do Instituto Ethos

Ana Paula Camelo

Ana Paula Camelo

líder de Pesquisa e gestora de projetos na CEPI/FGV

André Luiz Freire

André Luiz Freire

Atua nas práticas de Infraestrutura e Energia e Financiamento de Projetos do Mattos Filho, com foco em Direito Público Empresarial. Como advogado especializado em Direito Administrativo, dedica-se à assessoria de clientes na estruturação de concessões públicas, Parceria Públicos-Privada (PPP’s), procedimento de manifestação de interesse (PMI’s), licitações e leilões públicos, processos administrativos nas agências reguladoras e em casos envolvendo a atuação de tribunais de contas, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU). Representa construtoras, fundos de investimento em infraestrutura, concessionárias de obras e serviços públicos e companhias dos setores de transporte, logística nos modais de rodovia, ferrovia, porto e aeroporto, saneamento, metalurgia e mineração, indústria de base e o segmento de asset management. É professor do Departamento de Teoria Geral do Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IDAP), do Instituto Paulista de Direito Administrativo (IDAP) e do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos de Infraestrutura (IBEJI).

sócio do escritório Mattos Filho

André Valente

André Valente

Engenheiro Ambiental pela UFRJ com Master em Gestão de Sutentabilidade pela FGV. Possui 15 anos de atuação na gestão corporativa de sustentabilidade. Atualmente responsável por sustentabilidade e pela agenda ESG na Raízen, André tem amplo background em gestão das mudanças climáticas e da competitividade para os negócios por meio de aspectos socioambientais.

gerente de Sustentabilidade na Raízen

Andréa Freire

Andréa Freire

Pernambucana, natural da cidade do Recife, casada, mãe de Tito. É Pós-graduada em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela FAFIRE e graduada em Pedagogia pela UFPE. Há 22 anos atua na educação. Durante 13 anos foi coordenadora pedagógica e professora em escolas da rede pública e privada de ensino. Trabalha na Visão Mundial há 9 anos, gerenciando as áreas de proteção e educação, atuou na Gerência da Resposta Humanitária e hoje é gerente de Programas da Visão Mundial.

gerente de Programas da Visão Mundial

Andréa Gozetto

Andréa Gozetto

Coordenadora acadêmica do MBA Relações Governamentais e da Formação Executiva Advocacy e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas – Instituto de Desenvolvimento Educacional (FGV – IDE) em São Paulo. É fundadora do HUB Conexão RIG e coordenadora do SubGT Regulamentação do Lobby da RAC (Rede Advocacy Colaborativo). Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP), Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política (Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar).

diretora executiva da Gozetto & Associados Consultoria Estratégica.

Ariana Britto

Ariana Britto

Coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Políticas Educacionais na Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FGV) e pesquisadora associada ao CEDE (Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento) na Universidade Federal Fluminense e à Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP). Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Foi professora do Grupo IBMEC Educacional entre 2013 e 2020. Seus interesses de pesquisa se concentram em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação, raça e gestão de políticas públicas.

coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Políticas Educacionais na Fundação Getúlio Vargas

Beatriz Nóbrega de Sá

Beatriz Nóbrega de Sá

Head de Assuntos Legislativos do Instituto Cidadania Digital, atuou como diretora e consultora de organizações ligadas à outras Frentes Parlamentares. Foi responsável pela ação política e mobilização de movimentos cívicos e organizações de terceiro setor. Atuou como Brazilian Affairs Associate do Centro de Escolha do Consumidor, organização de defesa da liberdade do consumidor, presente em vários países. Foi assessora parlamentar e assessora executiva de Relações Institucionais e Imprensa da EMBRATUR. No setor privado tem experiência como consultora em comunicação e relações governamentais. Atualmente, é diretora e coordena o Comitê de Regulamentação do Lobby na Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.

diretora do Comitê de Regulamentação do Lobby na Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais

Bruna Tiussu

Bruna Tiussu

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Inovação Social pelo Instituto Amani e MBA em gestão estratégica e econômica de projetos pela FGV-SP, acredita no poder da informação como ponto de partida para a construção de um mundo mais sustentável e justo. Depois de passar por jornais como o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, encontrou no Akatu um desafio livre de rotinas: o de comunicar para sensibilizar e empoderar cada consumidor brasileiro.

gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu

Bruno Pandini

Bruno Pandini

Advogado, membro do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados desde sua fundação, em 2016. Atua há quase uma década em Compliance e Investigações e possui extensa experiência na condução de investigações internas de alta complexidade com reporte para autoridades brasileiras e dos Estados Unidos, assessoramento em casos de violações à legislação anticorrupção, avaliação e melhorias de programas de integridade, incluindo mapeamento de riscos, avaliação de políticas e desenvolvimento de medidas de aprimoramento ao programa, bem como elaboração e condução de treinamentos de Compliance. Atualmente, Bruno cursa o Mestrado Profissional de Direito da FGV – Fundação Getúlio Vargas (São Paulo).

advogado membro do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi

Caio Magri

Caio Magri

Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Em 2003 integrou na assessoria especial do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sob a coordenação de Oded Grajew. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Transparência Pública e Combate à Corrupção-CGU, do Pró-Ética, do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CPBG) e da Rede Nossa São Paulo, entre outros.

diretor-presidente do Instituto Ethos

Caroline Moraes

Caroline Moraes

Autora do “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e Violações de Direitos” (UNFPA/UNICEF).

Economista e Mestranda PPGE/UFF

Cenira de Moura Nunes

Cenira de Moura Nunes

Trabalha na área ambiental do setor metalúrgico há 25 anos. Iniciou suas atividades na Gerdau há 18 anos e, mais recentemente, tem trabalhado no desenvolvimento e implantação da estratégia de sustentabilidade da empresa. Participou da definição do processo de materialidade da Gerdau e coordenou a elaboração do capítulo Capital Natural do Relato Integrado. Conduz o processo de gestão de definição das metas de GEE da empresa e a inclusão no Carbon Disclosure Project (CDP). Participa também da implantação da certificação da Gerdau como Empresa B. É Engenheira Químico, Pós-graduado em Siderurgia, com MBA em Meio Ambiente e Mestrado em Sustentabilidade.

gerente geral de Meio Ambiente na Gerdau

Clara Silvana Armoa Gamarra

Clara Silvana Armoa Gamarra

Formada em Psicologia pela Universidade Nacional de Assunção com especialização na área educacional, possui Pós-graduação em temas como: Ética, Compliance e Transparência pela Universidade Columbia do Paraguai em gestão e avaliação de projetos sociais pela Universidade Nacional de Caaguazú e CIRD e em responsabilidade social e sustentabilidade pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción e ADEC; Atualmente trabalha como gerente de Sustentabilidade & Pessoas do Grupo Sueñolar Paraguai, sendo responsável pela certificação como empresa B.

gerente de Sustentabilidade & Pessoas do Grupo Sueñolar Paraguai

Clarissa Giannetti Machado Miras

Clarissa Giannetti Machado Miras

Associou-se ao Escritório em 1999 e tornou-se sócia em 2007. Lidera a prática tributária brasileira do Escritório. Atua com foco em consultoria tributária de imposto de renda e demais tributos federais. Possui vasta experiência na elaboração e análise de estudos globais de preços de transferência e sua compatibilidade com a legislação local. Também possui extenso histórico na assessoria de clientes para desenvolvimento de estruturas tributárias eficientes em transações de incorporações e aquisições (M&A), reestruturações societárias locais e internacionais, transações imobiliárias e financeiras. Líder do Comitê Pro-Bono do Escritório e membro do grupo de responsabilidade social.

sócia de Tributário e líder do Comitê Pró-Bono no Trench Rossi Watanabe

Claudio Coelho de Souza Timm

Claudio Coelho de Souza Timm

Advogado, especialista pela Fundação Getúlio Vargas em Direito Econômico e das Empresas e em Previdência Complementar e mestre (LL.M.) em Direito do Mercado de Capitais e Regulação Financeira pela Georgetown University, Washington, D.C., EUA. Membro do Comitê Coordenador do Capítulo de Brasília/Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Sócio de TozziniFreire Advogados em Brasília, nas áreas de Direito Societário, Administrativo e Relações Governamentais.

Sócio da TozziniFreire Advogados e Membro do Comitê Coordenador do Capítulo de Brasília/Centro-Oeste do (IBGC)

Clemente Ganz Lúcio

Clemente Ganz Lúcio

Professor Universitário e Sociólogo. Foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e atuou no Comitê Gestor. Atualmente é coordenador do Fórum das Centrais Sindicais.

assessor do Fórum das Centrais Sindicais

Daniela González López

Daniela González López

Head de Sustentabilidade da Aceros AZA

Daniela Vieira Secches

Daniela Vieira Secches

Doutora em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Ciência Política pela Universidade de Masaryk, República Tcheca. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Relações Internacionais pela PUC Minas. Coordenadora da Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas (Unidade Praça da Liberdade). Professora Adjunta I do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Potências Médias (GPPM). Suas áreas de interesse incluem os Estados do Leste Europeu, e discussões sobre teoria e método no campo das Relações Internacionais.

professora do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas

Dora Cavalcanti

Dora Cavalcanti

Com mais de vinte e cinco anos de experiência na área criminal, é sócia do escritório Cavalcanti Sion e Advogados Associados. Depois de uma temporada como visitante do California Innocence Project, fundou e é diretora do Innocence Project Brasil, que se dedica a combater a grave questão da condenação de inocentes no país. É também conselheira nata do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), instituição que presidiu entre 2002 e 2007.

diretora do Innocence Project Brasil

Edmar Moreira Camata

Edmar Moreira Camata

Secretário de Estado de Controle e Transparência, é agente licenciado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha), é formado em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica e MBA em Gestão Pública. Atuou na Transparência Capixaba entre 2006 a 2018, tendo sido diretor da ONG por quatro anos, quando criou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

secretário de Estado de Controle e Transparência

Edmundo Lima

Edmundo Lima

Com mais de 25 anos de experiência no varejo de vestuário, Lima é graduado em Administração de Empresas, já liderou projetos e ações de mudança e transformação organizacional e setorial em diversos contextos. Atuante na ABVTEX desde a sua fundação, em 1999, Lima ocupava o cargo de diretor conselheiro e desde 2015 assumiu a diretoria executiva para dar seguimento aos programas bem-sucedidos como o Programa ABVTEX em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda.

presidente Abvtex

Estevão Braga

Estevão Braga

Atualmente como Diretor de Sustentabilidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, Estevão é responsável pela estratégia de sustentabilidade na região e trabalha na implementação de metas globais como redução da pegada de carbono e hídrica, uso de energia renovável e implementação da economia circular nos países onde a Ball opera. Formado em Engenharia Florestal pela ESALQ/USP, com MBA em Administração pelo IBMEC, atua há mais de 20 anos com sustentabilidade, tendo trabalhado no terceiro setor em entidades como Imaflora e WWF e no setor privado, na Suzano S/A.

diretor de Sustentabilidade da Ball América do Sul

Federico Gabriel Zárate Moszoro

Federico Gabriel Zárate Moszoro

Licenciado em Recursos Humanos. Diretor de Formação e membro do Comitê Executivo da IARSE. Formador, conferencista e especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Social com mais de 10 anos de experiência no planejamento, coordenação e participação em ações de formação, conferências, seminários e cursos, seminários e cursos; bem como no desenvolvimento de conteúdo, ferramentas de gestão e em processos de e processos de apoio técnico a várias empresas e organizações (de diferentes tipos, dimensões e sectores).

membro do Comitê Executivo da IARSE

Felipe Saboya

Felipe Saboya

diretor-adjunto do Instituto Ethos

Florencia Burgos García-Huidobro

Florencia Burgos García-Huidobro

Licenciada em Comunicação Social e Jornalista de profissão, carreira que estudou nas Universas Diego Portales, Santiago do Chile. Desde 2009, faz parte do PROhumana, uma organização chilena (sem fins lucrativos, apartidária, independente e autossustentável) que trabalha continuamente há 26 anos, promovendo a mudança cultural no Chile e na Região, por meio de iniciativas transformadoras que permitir avançar para uma sociedade com maior Desenvolvimento Humano Regenerativo, e onde as empresas persigam nos seus modelos de negócio ser um agente de progresso económico, ético, social e ambiental.

presidente executiva do PROhumana

Gustavo Ferroni

Gustavo Ferroni

coordenador de Justiça Rural e Desenvolvimento na Oxfam Brasil

Ignacio Martínez Sabino

Ignacio Martínez Sabino

Formado em Relações Públicas pela Universidad Argentina de la Empresa e concluiu Pós-graduação em Comunicação Institucional, Marketing (UADE), Sustentabilidade e RSE (Universidad de San Andrés). Em 2022, ingressou na Scania Argentina como assessor de Sustentabilidade com o objetivo de gerar e alinhar iniciativas para liderar a transformação em direção a um sistema de transporte sustentável na região das Américas.

assessor de Sustentabilidade na Scania Argentina

Jaqueliny Guimarães

Jaqueliny Guimarães

advogada no escritório Mattos Filho

Juliano da Silva Cortinhas

Juliano da Silva Cortinhas

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília e, atualmente, professor visitante (bolsista CAPES) na University of Virginia (EUA). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012), com período sanduíche na University of Delaware (EUA). É coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional (GEPSI/UnB). Foi Chefe de Gabinete do Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa, entre 2013 e 2016. Atua na área de Relações Internacionais, nos seguintes temas: teoria de relações internacionais, processo decisório em política externa, segurança e defesa, política externa brasileira e política externa estadunidense. Já publicou capítulos de livro e artigos em diversos países, com ênfase no Brasil e nos EUA.

professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília

Juma Xipaia

Juma Xipaia

cacica do povo Xipaia

Jurema Werneck

Jurema Werneck

diretora-executiva da Anistia Internacional

Karine Vieira

Karine Vieira

Assistente Social com experiência em acompanhamento a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e expertise em escrita, desenvolvimento e coordenação de projetos sociais.
Egressa do sistema prisional, fundadora e CEO do Instituto Responsa, organização que visa a inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional através do incentivo à inserção no mercado de trabalho e ao empreendedorismo na busca por geração de oportunidades para essas pessoas, sensibilizando sobre a importância da gestão compartilhada e humanizada. Consultora de diversidade e Inclusão, coautora no livro "Diversidade e Inclusão e suas dimensões".

fundadora e CEO do Instituto Responsa

Karoline Santos Oliveira

Karoline Santos Oliveira

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Mogi das Cruzes; pesquisadora acadêmica através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ( PIBIC - UMC); possui formação técnica em administração de empresas pela ETEC de Santa Isabel. Já exerceu atividades administrativas na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e na Secretaria Geral de Gabinete da Prefeitura de Santa Isabel ( 2019 a 2021); atualmente é estagiária de projetos de integridade no Instituto Ethos.

estagiária de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos

Leny Iara Vasem Medeiros

Leny Iara Vasem Medeiros

Mestre em Gestão e Administração de Empresas - ESADE (Barcelona), atua como coordenadora na Internacional CIER – Área de Comercialização e de Avaliação da Satisfação dos Consumidores de Energia Elétrica (América Latina) e na Abradee - Pesquisas de Mercado e Opinião, Responsabilidade Socioambiental e Prêmio Abradee.

coordenadora e consultora da ABRADEE

Lincoln Morales

Lincoln Morales

head de Criação de Valor Compartilhado e Sustentabilidade da Enel

Lucas Carvalho

Lucas Carvalho

Graduando no curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, formado em Técnico em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, atua como Estagiário de Projetos em Direitos Humanos na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas no Instituto Ethos.

estagiário de Projetos em Direitos Humanos do Instituto Ethos