fundo_paineis_titulo_2.png

Palestrantes

Adriel Santana

Adriel Santana

Adriel Santana é Gerente responsável pela prática de Background Check e Due Diligence com finalidades de M&A (Fusões e Aquisições) e Parcerias de Negócios; Fraudes Corporativas em Geral via análise OSINT e Trabalho de Campo; Suporte em Disputas e Litígios Judiciais, Arbitrais e Administrativos; Ações de Contrainteligência Empresarial; e Investigação de Ativos e Levantamento Patrimonial. Iniciou sua carreira profissional em 2014. Trabalhou em escritórios de advocacia, com foco em direito civil, do consumidor e administrativo, e está na ICTS desde 2017. Ingressou na ICTS Protiviti como analista na área de Investigação Empresarial e, em 2019, migrou para a área de Inteligência Corporativa, na Aliant.

gerente de Investigações Corporativas da Áliant 

Aline Viotto Gomes

Aline Viotto Gomes

Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Foi coordenadora de Advocacy do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas - GIFE, chefe da assessoria técnica no Gabinete da Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo, advogada sênior da Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S.A. – Spcine e assessora parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente, é sócia do escritório de advocacia VMCA e membro da diretoria executiva da Amobitec.

diretora-executiva da Amobitec

Allan Pimentel

Allan Pimentel

Formado em Engenharia Mecânica pela Unesp de Guaratinguetá, atua como Coordenador de Operações & Tecnologia no Litro de Luz, sendo responsável final por compras, logística, produção e estoque de materiais, realização de oficinas com empresas e melhoria contínua das soluções de iluminação por energia solar. Conheceu pessoas incríveis - e tomou cafezinhos tão incríveis quanto - em comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas e urbanas, tendo vivido experiências marcantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

Tem o sonho de que todas as pessoas possam ter oportunidades na vida, principalmente para estudar, e acredita que levar iluminação é um caminho para a redução de desigualdades.

trainee de Operações & Tecnologia da Litro de Luz 

Amanda Harumy Oliveira

Amanda Harumy Oliveira

Amanda Caroline Harumy Oliveira tem 29 anos e possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (2015) é Mestre em Integração da América Latina (PROLAM-USP) e Doutoranda em Integração da América Latina (PROLAM-USP). É diretora do Instituto Diplomacia para Democracia.

diretora do Instituto Diplomacia para Democracia

Ana Julião

Ana Julião

gerente geral da Edelman Brasil

Ana Lucia de Melo Custódio

Ana Lucia de Melo Custódio

Diretora-adjunta no Instituto Ethos. Responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Cadeias de Valor Sustentáveis, Direitos Humanos, Diversidade e Integridade. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, especialista em Economia Brasileira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV).

diretora-adjunta do Instituto Ethos

Ana Lúcia Araújo

Ana Lúcia Araújo

líder de Comunicação e Eventos do Instituto Ethos

Ana Paula Camelo

Ana Paula Camelo

líder de Pesquisa e gestora de projetos na CEPI/FGV

André Luiz Freire

André Luiz Freire

Atua nas práticas de Infraestrutura e Energia e Financiamento de Projetos do Mattos Filho, com foco em Direito Público Empresarial. Como advogado especializado em Direito Administrativo, dedica-se à assessoria de clientes na estruturação de concessões públicas, Parceria Públicos-Privada (PPP’s), procedimento de manifestação de interesse (PMI’s), licitações e leilões públicos, processos administrativos nas agências reguladoras e em casos envolvendo a atuação de tribunais de contas, incluindo o Tribunal de Contas da União (TCU). Representa construtoras, fundos de investimento em infraestrutura, concessionárias de obras e serviços públicos e companhias dos setores de transporte, logística nos modais de rodovia, ferrovia, porto e aeroporto, saneamento, metalurgia e mineração, indústria de base e o segmento de asset management. É professor do Departamento de Teoria Geral do Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IDAP), do Instituto Paulista de Direito Administrativo (IDAP) e do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos de Infraestrutura (IBEJI).

sócio do escritório Mattos Filho

André Valente

André Valente

Engenheiro Ambiental pela UFRJ com Master em Gestão de Sutentabilidade pela FGV. Possui 15 anos de atuação na gestão corporativa de sustentabilidade. Atualmente responsável por sustentabilidade e pela agenda ESG na Raízen, André tem amplo background em gestão das mudanças climáticas e da competitividade para os negócios por meio de aspectos socioambientais.

gerente de Sustentabilidade na Raízen

Andréa Freire

Andréa Freire

Pernambucana, natural da cidade do Recife, casada, mãe de Tito. É Pós-graduada em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco e em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela FAFIRE e graduada em Pedagogia pela UFPE. Há 22 anos atua na educação. Durante 13 anos foi coordenadora pedagógica e professora em escolas da rede pública e privada de ensino. Trabalha na Visão Mundial há 9 anos, gerenciando as áreas de proteção e educação, atuou na Gerência da Resposta Humanitária e hoje é gerente de Programas da Visão Mundial.

gerente de Programas da Visão Mundial

Andréa Gozetto

Andréa Gozetto

Coordenadora acadêmica do MBA Relações Governamentais e da Formação Executiva Advocacy e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas – Instituto de Desenvolvimento Educacional (FGV – IDE) em São Paulo. É fundadora do HUB Conexão RIG e coordenadora do SubGT Regulamentação do Lobby da RAC (Rede Advocacy Colaborativo). Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP), Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política (Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar).

diretora executiva da Gozetto & Associados Consultoria Estratégica.

Anna Carolina Sermarini

Anna Carolina Sermarini

Anna Carolina Sermarini é graduada em Engenharia Ambiental pela UFRJ e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Metrologia da PUC-Rio, linha de pesquisa Redes Inteligentes de Energia. Atua desde 2020 na ONG Revolusolar, onde hoje é Gerente Comercial.
Foto em anexo.

gestora de Mensuração de Impactos do Revolusolar 

Anna de Souza Aranha

Anna de Souza Aranha

Sócia e diretora do Quintessa, desde 2012 trabalha pela integração estratégica de negócios e impacto positivo. Impulsiona startups que resolvem desafios socioambientais e promove as agendas de inovação, impacto positivo e ESG entre grandes empresas, investidores, institutos e fundações. Formada administradora pela FGV, cursou Stanford Ignite com foco em empreendedorismo e inovação. Atua como especialista no setor, é colunista na Reset e Um Só Planeta e conselheira de iniciativas como Aliança pelo Impacto, Base Colaborativa e GVentures.

sócia e diretora do Quintessa

Ariana Britto

Ariana Britto

Coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Políticas Educacionais na Fundação Getúlio Vargas (CEIPE-FGV) e pesquisadora associada ao CEDE (Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento) na Universidade Federal Fluminense e à Rede de Economistas Pretas e Pretos (REPP). Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense e Bacharel em Economia pela UNICAMP. Foi professora do Grupo IBMEC Educacional entre 2013 e 2020. Seus interesses de pesquisa se concentram em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação, raça e gestão de políticas públicas.

coordenadora de produção de conhecimento do Centro de Políticas Educacionais na Fundação Getúlio Vargas

Beatriz Giacomini

Beatriz Giacomini

gerente de Comunicação e Relações Externas na Repsol Sinopec

Beatriz Nóbrega de Sá

Beatriz Nóbrega de Sá

Head de Assuntos Legislativos do Instituto Cidadania Digital, atuou como diretora e consultora de organizações ligadas à outras Frentes Parlamentares. Foi responsável pela ação política e mobilização de movimentos cívicos e organizações de terceiro setor. Atuou como Brazilian Affairs Associate do Centro de Escolha do Consumidor, organização de defesa da liberdade do consumidor, presente em vários países. Foi assessora parlamentar e assessora executiva de Relações Institucionais e Imprensa da EMBRATUR. No setor privado tem experiência como consultora em comunicação e relações governamentais. Atualmente, é diretora e coordena o Comitê de Regulamentação do Lobby na Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais.

diretora do Comitê de Regulamentação do Lobby na Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais

Beatriz Sobreira

Beatriz Sobreira

Beatriz é formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie, pós-graduada em Gestão Financeira, pelo Insper, e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Atua há mais de 22 anos na indústria de metais, sendo os últimos 10 na Novelis, onde passou por diversas funções na área Comercial e agora atua como gerente sênior de Sustentabilidade e Estratégia.

gerente sênior de Estratégia e Sustentabilidade da Novelis

Bernardo Graciolli

Bernardo Graciolli

especialista em Sustentabilidade na Mapfre

Bruna Tiussu

Bruna Tiussu

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-graduação em Inovação Social pelo Instituto Amani e MBA em gestão estratégica e econômica de projetos pela FGV-SP, acredita no poder da informação como ponto de partida para a construção de um mundo mais sustentável e justo. Depois de passar por jornais como o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo, encontrou no Akatu um desafio livre de rotinas: o de comunicar para sensibilizar e empoderar cada consumidor brasileiro.

gerente de Comunicação e Conteúdo do Instituto Akatu

Bruno Pandini

Bruno Pandini

Advogado, membro do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi Advogados desde sua fundação, em 2016. Atua há quase uma década em Compliance e Investigações e possui extensa experiência na condução de investigações internas de alta complexidade com reporte para autoridades brasileiras e dos Estados Unidos, assessoramento em casos de violações à legislação anticorrupção, avaliação e melhorias de programas de integridade, incluindo mapeamento de riscos, avaliação de políticas e desenvolvimento de medidas de aprimoramento ao programa, bem como elaboração e condução de treinamentos de Compliance. Atualmente, Bruno cursa o Mestrado Profissional de Direito da FGV – Fundação Getúlio Vargas (São Paulo).

advogado membro do escritório Maeda, Ayres e Sarubbi

Bárbara Lopes

Bárbara Lopes

Administradora de Empresas com 10 anos de experiência no varejo. Mentora de Negócios com mais de 100 Mentoradas por todo Brasil. CEO Bensá - Startup de Educação Empreendedora Afrocentrada.
Acelerada representante do Rio Grande do Norte da Feira Preta. Representante local no Programa Quartzo.

CEO do Bensá (startup de Educação Empreendedora Afrocentrada)

Caio Magri

Caio Magri

Graduado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, além de coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP). Em 2003 integrou na assessoria especial do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sob a coordenação de Oded Grajew. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor executivo e em 2017, foi nomeado diretor-presidente do Instituto Ethos. Participa como membro dos conselhos do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Transparência Pública e Combate à Corrupção-CGU, do Pró-Ética, do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CPBG) e da Rede Nossa São Paulo, entre outros.

diretor-presidente do Instituto Ethos

Camila Jordan

Camila Jordan

Camila Jordan é diretora executiva da TETO Brasil, organização que envolve centenas de jovens voluntários e moradores de comunidades precárias pela superação da pobreza. Previamente trabalhou com habitação social e inovação junto com a prefeitura de Nova Iorque. É formada pela Universidade Nova de Lisboa em Engenharia Ambiental e mestre em Administração Pública com foco em políticas urbanas pela Universidade de Columbia, Nova Iorque.

diretora executiva da TETO Brasil

Camila Pepe

Camila Pepe

superintendência de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos, Itaú Unibanco

Carla Maria Cordery Duprat

Carla Maria Cordery Duprat

Diretora-executiva do Instituto InterCement desde 2015. Sob sua gestão, o Instituto incorpora os negócios de impacto como estratégia de redução da pobreza, com foco em cadeias produtivas de biomassa, micro-crédito para empreendedores e moradia de baixa renda. Atua como Senior Advisor do ICE desde setembro, 2020.

diretora-executiva do Instituto InterCement

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza

diretor-executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS)

Carolina Thaís Müller

Carolina Thaís Müller

Graduada em Administração, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Gestora da Secretaria Executiva do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial - CBVE e Gestora Executiva de Relacionamento, Redes e Parcerias no CIEDS - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. Autora de várias publicações e mediação de eventos em voluntariado empresarial corporativo, foi coordenadora de voluntariado empresarial da Petrobras no Chile.

gestora executiva de Relacionamento, Redes e Parcerias do CIEDS/CBVE

Carolina Toffoli Rodrigues

Carolina Toffoli Rodrigues

Carolina Toffoli Rodrigues é formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, fez MBA em Marketing Estratégico pela mesma instituição, MBA em Gestão Empreendedorismo Social pela Faculdade Instituto de Administração, da Universidade de São Paulo e MBA em Gestão Estratégica de Talentos Humanos, pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Gerente do Instituto Algar e da Unialgar.

gerente do Instituto Algar e da Unialgar

Caroline Moraes

Caroline Moraes

Autora do “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdades e Violações de Direitos” (UNFPA/UNICEF).

Economista e Mestranda PPGE/UFF

Celso Athayde

Celso Athayde

Nascido na Baixada Fluminense e criado na Favela do Sapo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, fundou a Central Única das Favelas (CUFA), uma organização social presente em cinco mil favelas de todo o país, e a Favela Holding, grupo de mais de 20 empresas que tem como objetivo central desenvolvimento de favelas e de seus moradores, sobretudo, fomentando o empreendedorismo nestes territórios. Celso ganhou o Prêmio de Empreendedor de Impacto e Inovação do Ano, pelo Fórum Econômico Mundial.

fundador da CUFA e criador da Taça das Favelas 

Cenira de Moura Nunes

Cenira de Moura Nunes

Trabalha na área ambiental do setor metalúrgico há 25 anos. Iniciou suas atividades na Gerdau há 18 anos e, mais recentemente, tem trabalhado no desenvolvimento e implantação da estratégia de sustentabilidade da empresa. Participou da definição do processo de materialidade da Gerdau e coordenou a elaboração do capítulo Capital Natural do Relato Integrado. Conduz o processo de gestão de definição das metas de GEE da empresa e a inclusão no Carbon Disclosure Project (CDP). Participa também da implantação da certificação da Gerdau como Empresa B. É Engenheira Químico, Pós-graduado em Siderurgia, com MBA em Meio Ambiente e Mestrado em Sustentabilidade.

gerente geral de Meio Ambiente na Gerdau

Clara Silvana Armoa Gamarra

Clara Silvana Armoa Gamarra

Formada em Psicologia pela Universidade Nacional de Assunção com especialização na área educacional, possui Pós-graduação em temas como: Ética, Compliance e Transparência pela Universidade Columbia do Paraguai em gestão e avaliação de projetos sociais pela Universidade Nacional de Caaguazú e CIRD e em responsabilidade social e sustentabilidade pela Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción e ADEC; Atualmente trabalha como gerente de Sustentabilidade & Pessoas do Grupo Sueñolar Paraguai, sendo responsável pela certificação como empresa B.

gerente de Sustentabilidade & Pessoas do Grupo Sueñolar Paraguai

Clarissa Giannetti Machado Miras

Clarissa Giannetti Machado Miras

Associou-se ao Escritório em 1999 e tornou-se sócia em 2007. Lidera a prática tributária brasileira do Escritório. Atua com foco em consultoria tributária de imposto de renda e demais tributos federais. Possui vasta experiência na elaboração e análise de estudos globais de preços de transferência e sua compatibilidade com a legislação local. Também possui extenso histórico na assessoria de clientes para desenvolvimento de estruturas tributárias eficientes em transações de incorporações e aquisições (M&A), reestruturações societárias locais e internacionais, transações imobiliárias e financeiras. Líder do Comitê Pro-Bono do Escritório e membro do grupo de responsabilidade social.

sócia de Tributário e líder do Comitê Pró-Bono no Trench Rossi Watanabe

Claudiana Paula de Souza

Claudiana Paula de Souza

Graduada em Ciências Biológicas com doutorado em Biotecnologia e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Mais de 20 anos de experiência na área de meio ambiente, atuando tanto no setor privado como na área acadêmica. Atualmente, ocupa a função de Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Anglo American no Brasil, sendo responsável pelo planejamento e execução de soluções sustentáveis para o negócio com visão de curto, médio e longo prazo com foco especialmente nas temáticas ambientais, especialmente mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular, espeleologia e patrimônio cultural.

coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American

Claudio Coelho de Souza Timm

Claudio Coelho de Souza Timm

Advogado, especialista pela Fundação Getúlio Vargas em Direito Econômico e das Empresas e em Previdência Complementar e mestre (LL.M.) em Direito do Mercado de Capitais e Regulação Financeira pela Georgetown University, Washington, D.C., EUA. Membro do Comitê Coordenador do Capítulo de Brasília/Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Sócio de TozziniFreire Advogados em Brasília, nas áreas de Direito Societário, Administrativo e Relações Governamentais.

Sócio da TozziniFreire Advogados e Membro do Comitê Coordenador do Capítulo de Brasília/Centro-Oeste do (IBGC)

Clemente Ganz Lúcio

Clemente Ganz Lúcio

Professor Universitário e Sociólogo. Foi diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e atuou no Comitê Gestor. Atualmente é coordenador do Fórum das Centrais Sindicais.

assessor do Fórum das Centrais Sindicais

Cristiane Santos Blanch

Cristiane Santos Blanch

Cristiane possui mais de 25 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira na área de Tecnologia em 1994, tendo atuando em companhias como 3Com Corporation e U.S. Robotics em cargos nas áreas de Marketing e Comunicação.

Em 2001, ingressou na Pharmacia em 2001, empresa adquirida pela Pfizer, em 2003, dando início assim a sua jornada na área e Saúde. Em 2006, foi promovida a posição de Gerente de Comunicação, liderando a Comunicação Interna, Externa e Institucional, além de Responsabilidade Social. Em 2009, foi promovida a Gerente Sênior da área, passando a liderar as iniciativas dá Área Digital e de Patient Advocacy.

Em 2018, Cristiane foi promovida a Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer, responsável pelas iniciativas da companhia em Relações Públicas, Relações Governamentais, Relações com a Mídia, Comunicação Interna, Responsabilidade Corporativa, Imagem Corporativa, Comunicação Digital e Relações com Pacientes.

Ao longo de sua trajetória, Cristiane liderou inúmeras campanhas de awaneress que ajudaram a melhorar o conhecimento de doenças que impactam a vida de milhões de brasileiros – como câncer, artrite reumatoide, doenças raras, depressão e vacinação. Cristiane é uma das líderes que está à frente das ações da companhia no combate a COVID-19. Ela também tem ampla experiência em fusões e aquisições, gestão de crise, relacionamento governamental e gestão de cultura organizacional. Ela também lidera uma das frentes de Diversidade & Inclusão da Pfizer para o Brasil e atua como professora convidada do Curso de Corporate Affairs da Fundação Getúlio Vargas.

Segunda colocada no prêmio Troféu Mulher Imprensa de 2020, na categoria Comunicação Corporativa, e finalista do prêmio Mega Top Executivos de Comunicação, Cristiane recebeu inúmeros reconhecimentos pelas iniciativas conduzidas na Pfizer – prêmio Aberje, PR Week, entre outros.

Ela é formada em jornalismo pela Universidade FIAM, pós-graduada em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Comunicação na Universidade de São Paulo (USP) e possui especialização em Comunicação pela Syracuse University School of Public Relations NY e Aberje.

diretora de assuntos corporativos da Pfizer

Daniela Coelho

Daniela Coelho

Daniela Coelho é Diretora de Gestão de Riscos e Sustentabilidade, responsável por Gestão de Continuidade dos Negócios e Crises, Supply Chain e Gestão de Riscos de Fornecedores. Com mais de 20 anos de carreira, também atua como professora em cursos de especialização.

diretora de Gestão de Riscos e Sustentabilidade da Protiviti

Daniela González López

Daniela González López

Head de Sustentabilidade da Aceros AZA