Palestrantes
Alexandre Pessôa
Gerente de Comunicação e Marketing da Synergia Socioambiental e líder do time de fortalecimento da marca, é um dos produtores do documentário “A floresta que você não vê – Narrativas do Médio Xingu”. É designer gráfico, ator, cantor, qualificado em comunicação não violenta, design thinking, integrador de processos e metodologias ágeis e há 18 anos acumula experiência em comunicação para grandes empresas, editoras e produtoras culturais.
Ana Beatriz Costa
Vice-presidente de Sustentabilidade, Jurídico, Reputação e Comunicação Corporativa de Natura &Co América Latina. Formada em Direito, Ana Costa tem mais de 20 anos de experiência em temas jurídicos no ambiente empresarial, assumindo, em 2020, a vice-presidência Jurídica e de Relações Governamentais da Natura&Co para a América Latina. Desde 2013, esteve à frente da área jurídica da Avon na América do Sul e ocupou cargos de liderança de empresas multinacionais dos setores de tecnologia e energia. A executiva presidiu ainda a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) de 2016 a 2020, e atualmente integra o conselho da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). É conselheira do Instituto Avon, dedicado ao combate à violência doméstica e à prevenção ao câncer de mama. Em 2022, expandiu sua área de atuação para abraçar outros temas, como Comunicação Corporativa, Reputação e Sustentabilidade, dentro do pilar de Responsabilidade Corporativa.
É graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduada em Direito Econômico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).
Ana Lucia Melo
Diretora-adjunta no Instituto Ethos, responsável pelas atividades de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e metodologias, consultoria e capacitação nas áreas de Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Cadeias de Valor Sustentáveis, Direitos Humanos, Diversidade e Integridade. Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo, especialista em Economia Brasileira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e com MBA em Gestão Empresarial (FGV).
André Rolim
Aos 37 anos, André Rolim é Diretor de Recursos Humanos da Alcoa, responsável pela estratégia que impulsiona o movimento por mais diversidade, equidade e inclusão dentro da mineradora global, que é líder na produção de alumínio no país. Com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas, o profissional conta com experiência na gestão estratégica de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais com atuação na América Latina, México e Estados Unidos, como APEX Tool Group, BRF (Brazil Foods), Harsco Metals & Minerals, Nemak, Vallourec e Prodemge.
Andréa Álvares
Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, tem 30 anos de atuação profissional, 27 dos quais em empresas de bens de consumo, incluindo Natura, Pepsico e P&G. Nos últimos 7 anos, ocupou a posição de vice-presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Antes disso, foi diretora geral de Snacks e presidente da Operação de Bebidas da Pepsico no Brasil.
Antonio Meirelles
Diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade na Mosaic Fertilizantes e coordenador da Plataforma pelo Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil. É especialista em política comercial com mais de 15 anos de experiência em associações de classe e empresas multinacionais. Atuou em coalizões de setores da indústria e do agronegócio nos foros de comércio e sustentabilidade no Brasil e no exterior, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), dentre outros. É graduado em Relações Internacionais pela PUC de SP e Master em Política Comercial pela SciencesPo-Paris.
Caetano Scannavino Filho
Empreendedor social com mais de 30 anos de atuação na Amazônia, é coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria (PSA) e membro da coordenação do Observatório do Clima. Nascido em São Paulo/SP, se profissionalizou nas áreas de vídeo e fotografia, tendo se mudado para Amazônia em 1988 para apoiar o início das ações do PSA, ajudando na época a estruturar o setor de Comunicação Social. Atualmente, integra sua coordenação geral. A partir dos resultados alcançados, prêmios e reconhecimentos obtidos pelo trabalho do PSA, vem sendo demandado de forma crescente para disseminar suas experiências, assessorar processos de transferência de tecnologias socioambientais junto à outras Instituições, bem como integrar novas frentes, redes e articulações afins em prol de um futuro mais harmônico, includente e sustentável.
Caio Magri
Sociólogo pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (1995-2000). Coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP) (2001-2003). Integrou a equipe da Assessoria Especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente-executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor-executivo e em 2017 foi nomeado diretor-presidente.
Integra os Conselhos Governamentais:
-Conselho Municipal dos ODSs da Prefeitura de São Paulo
-CTICC (Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CGU);
-Pró-Ética (CGU);
-Agro + (MAPA);
-Infra + (MInfra);
-Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – Conselhão (CDESS).
Conselhos Empresariais e da Sociedade Civil:
-Conselho de Sustentabilidade da FECOMERCIO- SP;
-Fundo JBS para a Amazônia;
-Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC);
-Pacto Global no Brasil;
-Rede Nossa São Paulo;
-Instituto de Apoio a Crianças e Adolescentes com Doenças Renais (ICRIM);
-Associação São Agostinho (ASA);
-Instituto Ética e Saúde;
-Conselho Deliberativo do InPacto.
Daniel Santos
Engenheiro ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), possui Pós-graduação em Governança Ambiental pela Universidade de Freiburg (Alemanha), atualmente é consultor ambiental e colabora em vários projetos com ênfase em coordenação, estudos e pesquisas sobre meio ambiente, uso do solo e socioeconomia para o desenvolvimento sustentável de toda Amazônia e de sua terra natal, o estado do Pará. Desde 2014, co-lidera a iniciativa Índice de Progresso Social (IPS) Amazônia em parceria com o Imazon e Social Progress Imperative.
Davis Siqueira
Pedagogo, formado pela UFPA. Pós-graduação em Pedagogia Empresarial, Dinâmica de Grupo, Gestão de Projetos e Gestão Escolar. Trabalho há 15 anos no SENAI Pará, como gerente executivo de Educação Profissional. Considero-me um professor presencista, apaixonado pelas tecnologias educacionais.
Edmilson Rodrigues
Paraense, de Belém do Pará, professor, arquiteto, ex-prefeito de Belém e militante da luta popular pelo socialismo. É Arquiteto graduado pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. É Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, com a tese sobre “Território e soberania: a Região Amazônica e o processo de privatização da água vista como norma estratégica do globalitarismo”. Também é professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Edmilson foi eleito prefeito de Belém por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Antes, teve dois mandatos de deputado estadual, de 1987 a 1990 e de 1991 a 1994. Na época, ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2005, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2010, consagrou-se o deputado mais votado da história do Pará. Em 2014, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado na cidade de Belém, e o terceiro em todo o Estado, com uma votação de 170.604.
Eduardo Bustamante
Arquiteto e urbanista com uma sólida experiência de 21 anos na área social. Iniciou sua carreira no terceiro setor e desde 2010 tem atuado em empresas líderes no setor de mineração e energia. Hoje, ele ocupa o cargo de gerente de Diálogo e Engajamento na diretoria de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro. Sua principal responsabilidade é liderar a relação da empresa com as comunidades e gerenciar os riscos sociais nos territórios onde a Hydro opera. Trabalhando com base no diálogo como um meio eficaz para encontrar soluções para desafios complexos que afetam a sociedade e o meio ambiente. Sua abordagem centrada na colaboração tem contribuído para melhorias significativas nas relações entre empresas e comunidades.
Felipe Saboya
Engenheiro de Produção, é Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e atualmente é Diretor Adjunto do Ethos.
Gustavo Faria
Formado em Engenharia Elétrica e MBA em Comércio Exterior e Negociações Internacionais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atua a 19 anos na área de Suprimentos, a 5 anos lidera a compra de sucata de alumínio nacional na Novelis através da operação de 14 Centros de Coleta próprios e diversos parceiros distribuídos em todo o Brasil.
Hermógenes Sá de Oliveira
Diretor executivo do Instituto Peabiru. Administrador com experiência de mais de 15 anos em Gerenciamento de Projetos de Desenvolvimento. No Instituto Peabiru, gerenciou projetos de governança territorial e de recursos naturais, diagnóstico e planejamento socioprodutivos, educação popular, geração de renda, e acesso a mercados para produtos da sociobiodiversidade. É doutorando do programa de Pós-graduação em Economia da UFPA, universidade pela qual tem mestrado pelo programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA).
Jaciara Borari
Indígena do povo Borari da aldeia de Alter do Chão no Pará, acadêmica de Antropologia na Universidade Federal do Oeste do Pará, articuladora e facilitadora na organização de jovens Engajamundo. Ativista ambiental, faz parte da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, que tem a missão de combater a violência contra mulheres indígenas e o racismo.
Jakeline Ramos Pereira
É Engenheira Florestal, especialista em Manejo e Conservação de Florestas Tropicais e Biodiversidade, com MBA em Gerenciamento de Projetos e mestranda em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia. Há 19 anos atua em projetos socioambientais com ênfase na gestão de áreas protegidas, educação ambiental, cadeias produtivas florestais e apoio aos povos e comunidades tradicionais. Além disso, possui experiências em programas e projetos de responsabilidade social empresarial. Atualmente ocupa o cargo de diretora do Programa de Áreas Protegidas do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).