top of page

Virtual, 24 de agosto e 26 de outubro de 2023

ruido6.png
Virtual.png
A Conferência

A Conferência Ethos dialoga com todos os temas e acontecimentos políticos, econômicos e sociais da atualidade, olhando, principalmente, para o seu impacto no desenvolvimento sustentável, na busca por equidade, diversidade, inclusão e transparência. 

Virtual_cor2.png
Programação

Inscreva-se aqui para receber as últimas atualizações da Conferência Ethos 360° em primeira mão.

PROGRAMAÇÃO

09h30

Abertura + Painel em homenagem à Mãe Bernadete: como enfrentar as violências contra a população negra?

O objetivo da atividade é abrir a edição da Conferência Ethos Virtual e prestar uma homenagem para Maria Bernadete Pacífico - Mãe Bernadete, líder quilombola da comunidade de Pitanga de Palmares, defensora dos direitos da população negra e dos povos quilombolas, executada com 14 tiros, na noite de 17 de agosto de 2023.

10h30

Heineken oferece: Reduzir e Reciclar

O objetivo da atividade é apresentar uma conversa sobre os desafios e oportunidades das empresas para atuarem de maneira mais sustentável, reduzindo e mitigando os impactos causados por suas operações, no clima e no meio ambiente.

No Brasil somente 4% dos resíduos foram reciclados em 2022 e, do total de materiais reciclados, 11,2% foi o percentual de vidro, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e a Central de Custódia da Logística Reversa de Embalagens. O vidro é um material 100% reciclável, porém que enfrenta muitas dificuldades no processo de circularidade, como o armazenamento, transporte e o próprio valor de venda do material é mais baixo, comparado aos outros tipos de resíduos. A cadeia da reciclagem, em si, também apresenta questões a serem melhoradas, como a valorização e necessidade de melhor proteção e remuneração dos catadores, elo mais frágil do processo da reciclagem no Brasil.

Outra questão de extrema importância é a necessidade de redução e neutralização das emissões de carbono.
Reduzir as emissões, se possível zerar, e garantir uma circularidade eficiente, fortalecendo todos os elos, tem um grande potencial para atingirmos o tão sonhado 1,2° Celsius, de aquecimento do planeta.

A circularidade e a descarbonização, então, se tornam convergentes e aliadas, à medida em que a circularidade e a reciclagem contribuem significativamente para as reduções dos índices de emissão de GEE pelas operações empresariais. Neste cenário, diversos elos da cadeia produtiva trabalham junto pelo fortalecimento da circularidade, com benefícios amplos para a cadeia produtiva, a economia, o meio ambiente e a sociedade.

Nessa atividade contaremos com a Heineken, apresentando um panorama sobre como tem atuado pela mitigação de suas emissões, e com a Owens Illinois - maior fabricante de embalagens de vidro no mundo – que trará um panorama sobre como tem sido sua atuação, apoiada na circularidade.

11h10

Gerdau oferece: D&I e o engajamento da cadeia de fornecimento

As empresas que abraçam os pilares ESG e desenvolvem ações robustas para incorporá-los, encontram um desafio adicional: como engajar a cadeia de fornecedores na promoção de práticas socialmente responsáveis e sustentáveis.

Nesta atividade, vamos conhecer a experiência da Gerdau com o Programa Inspire Gerdau.

Com o objetivo de impactar 1 milhão de pessoas por meio de compromissos e metas mensuráveis de Diversidade junto a Cadeia de Fornecedores, o Programa Inspire Gerdau mobiliza e incentiva a rede de empresas a consolidar as melhores práticas em Diversidade e Inclusão.

As empresas participantes do Programa firmaram um pacto com 8 compromissos para a promoção de diversidade e desenvolvimento de um ambiente inclusivo. E desde 2022, a Gerdau também estabeleceu cláusulas ESG para contratações realizadas pelo time de suprimentos no Brasil.

Em um bate papo com as lideranças das áreas de Diversidade e Suprimentos, te convidamos a conhecer o processo, jornada educacional, metodologia, indicadores de desempenho, resultados e o passo a passo para avançar em Diversidade na Cadeia de Fornecedores.

14h00

Marsh McLennan oferece: Antecipar, mensurar e gerenciar riscos ESG para a sustentabilidade dos negócios

Os entrevistados no Relatório de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial em 2023 nomearam riscos ambientais e sociais como os mais preocupantes. Entretanto, quando perguntados sobre o cenário em dez anos, os riscos ambientais lideram as percepções. Ainda, os mercados e os órgãos regulatórios estão se moldando para exigir das empresas um padrão de operações e conformidade baseado em métricas e esforços de mitigação e descarbonização.

As empresas enfrentam hoje o desafio de prevenir e mitigar os impactos da mudança do clima, dos riscos da natureza, riscos emergentes, globais e riscos de pessoas. Neste cenário, as frentes de gestão de risco assumem um caráter multidisciplinar, de protagonismo na busca de modelos de negócios sustentáveis, capazes de criar organizações resilientes, apoiar a tomada de decisões estratégicas, preservar a cadeia de valor, seus resultados e as pessoas, prevenindo perdas reputacionais e financeiras.

É preciso investigar se o mundo está preparado para os choques vindouros. As empresas podem suportar as novas disrrupções nos processos produtivos e na força de trabalho? Neste painel, vamos aprender sobre o uso da gestão de risco como uma ferramenta para apoiar modelos de negócios sustentáveis para o mercado e para suas comunidades.

15h00

Raízen oferece: Caminhos para descarbonizar o setor de transportes

O setor de transportes responde por cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa e, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), este é um setor quase inteiramente dependente de combustíveis fósseis (ONU, 2021). Entre os desafios enfrentados pelo setor, estão, por exemplo, as dificuldades para descarbonização da aviação.

Este painel focará em explorar os desafios e oportunidades para a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes, trazendo as alternativas para a eletrificação da frota leve e a adoção de novas tecnologias para setores como a aviação.

Nesta atividade, vamos explorar como o investimento em novas tecnologias e as iniciativas dos players do setor agem e o para uma descarbonização dos transportes efetiva, com eficiência operacional e energética e segurança.

15h40

EDP oferece: Pobreza energética: impactos, desafios e ações de enfrentamento

A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) estabelece como pobreza energética a falta de acesso equitativo a serviços de energia confiáveis, eficientes, adequados e seguros para as necessidades básicas, que garantam as condições de vida humana e o desenvolvimento econômico e, cujo pagamento por serviços de energia, não consuma parcela superior a 10% da renda do domicílio.

No Brasil, um país desigual, a pobreza energética se soma a outros fatores de vulnerabilidade social e atinge, especial e violentamente, a parcela mais pobre da população urbana e rural. De acordo com estudo da Universidade Federal Fluminense de 2021, 11,5% dos domicílios no Brasil sofrem com as multidimensões da pobreza energética, aqui incluídos o uso de combustíveis para cozinhar, a percepção de qualidade do fornecimento de energia elétrica, a disponibilidade do serviço de eletricidade, variáveis relacionadas com a posse de bens que permitem o uso da energia elétrica e a capacidade de pagamento das contas de energia.

O acesso à energia equitativo e de qualidade, no entanto, faz parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. O Objetivo 7 preconiza que os países devem “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos” (UN, 2020).

Neste painel, vamos olhar para a pobreza energética a partir do viés de direito humanos, aprender mais sobre o panorama brasileiro e ouvir como as empresas do setor têm implementado ações que democratizem as políticas de acesso à energia de qualidade em comunidades em situação de vulnerabilidade.

16h40

Novelis oferece: A contribuição do alumínio para a descarbonização do setor automotivo

O mercado automotivo vive um momento-chave. O setor é responsável por 15% das emissões globais de gases GEE (IPCC, 2019) e tem um papel fundamental na redução e mitigação das emissões. Algumas das inovações propostas para que o setor alcance a descarbonização incluem a eletrificação da frota, o uso de biocombustíveis e o desenvolvimento de veículos mais leves.

Neste contexto, o setor encontra no alumínio um excelente aliado no processo de descarbonização. O alumínio tem uma capacidade ilimitada de reciclagem, possui 1/3 da densidade do aço, além de preservar as propriedades mecânicas, sendo uma solução inovadora, sustentável e durável para os desafios que o setor enfrenta.

Este painel aborda os caminhos possíveis para a descarbonização do mercado automotivo, principalmente no que se refere ao uso do alumínio, trazendo um olhar sobre as emissões de GEE do setor e suas metas de redução, as tendências e os projetos que podem contribuir para melhores resultados ambientais e de ecoeficiência no setor automotivo.

17h20

Heineken oferece: Iniciativas empresariais para o consumo responsável

O consumo de bebidas alcóolicas faz parte das atividades sociais e do modo de vida em nosso país — o consumo de alcoólicos está presente nas celebrações, nos happy hours, nas reuniões entre amigos.

Entretanto, é sabido que o consumo excessivo de álcool tem potencial para causar sérios danos de saúde física e mental, sociais e econômicos. Ainda, como parte de um estilo de vida mais saudável e sustentável, os consumidores têm se voltado para o consumo responsável e se mostram mais conscientes dos prejuízos causados pelo excesso de álcool.

Neste contexto, o setor de bebidas alcoólicas tem assumido a responsabilidade pela promoção do consumo responsável, como parte dos seus esforços nos pilares ESG. Neste bate-papo, vamos conhecer a experiência da Heineken e suas iniciativas em favor do consumo consciente de bebidas alcoólicas e ouvir também o ponto de vista do CISA, Centro de Informações sobre Saúde e Álcool.

09h

Abertura

09h10

EDP oferece: Inteligência artificial e novas tecnologias: um papo sobre seu uso no dia a dia das empresas e reflexões éticas

As empresas estão confiando cada vez mais em novas tecnologias para melhorar sua eficiência e competitividade. Muitas estão adotando a automação e a inteligência artificial para simplificar suas operações e reduzir custos. Outras estão usando a análise de big data para obter insights sobre o comportamento do cliente e as tendências do mercado. A realidade aumentada e a realidade virtual também estão sendo exploradas como formas de aprimorar as experiências dos clientes e o envolvimento com a marca. As tecnologias móveis e de nuvem estão permitindo maior flexibilidade e colaboração remota entre profissionais. A adoção de tecnologias como a inteligência artificial, a IoT (internet das coisas, usada na automação de dispositivos) e a inteligência generativa não vêm, no entanto, sem reflexões éticas sobre os seus limites de uso, a transparência com que seu uso deve ser comunicado às pessoas consumidoras e as discussões sobre o futuro do trabalho.

Nesta atividade, vamos conhecer a experiência da EDP na adoção destas novas tecnologias e trazer reflexões éticas suscitadas por estas aplicações.

11h

Itaú oferece: Para além das cotas, desenvolvimento de programas de apoio a permanência universitária para estudantes pretos, pardos e indígenas

A Lei federal de Cotas (12.711/12) completou 10 anos e tornou-se um marco na promoção de ações afirmativas no Brasil. Resultado de anos de luta do movimento negro e estudantil, a lei prevê a reserva de vagas nas instituições públicas de ensino superior para estudantes autodeclarados, pretos, pardos e indígenas, dentre outros recortes.

Estes grupos representam 56% da população segundo dados do PNAD publicados pelo IBGE (2022) e frente aos desafios e fatores sociais, econômicos e estruturais na nossa sociedade que impactam a permanência de estudantes na universidade, apenas o ingresso na educação superior ainda é insuficiente, para o pleno aproveitamento dos espaços universitários e, posteriormente, a inclusão produtiva no mercado de trabalho.

Este painel apresentará o Programa Potências, lançado em 2022 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Fundação Itaú a frente da superintendência de Educação e Trabalho, e tem por objetivo financiar bolsas de auxílio a permanência, ao longo de toda a graduação, para estudantes ingressos via lei de cotas em universidades públicas. O programa é um exemplo de articulação multisetorial entre iniciativa privada e organização da sociedade civil e academia, e abre oportunidades para contribuir com o debate de políticas públicas em benefício as estas populações.

14h

Anglo American oferece: Um caminho para a valorização de profissionais com deficiência

A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho diversificado e equitativo. Ao reconhecer e acomodar as necessidades exclusivas das pessoas com deficiência, as empresas podem aproveitar seus pontos fortes e habilidades para aumentar a produtividade, a inovação e a criatividade. A inclusão também promove uma cultura de empatia e respeito, quebrando estigmas e estereótipos associados à deficiência.

Ao priorizar a inclusão, as empresas podem não apenas cumprir suas obrigações legais, mas também promover uma cultura de conformidade, justiça e inclusão que beneficia todas as pessoas da força de trabalho. O investimento em D&I para a contratação e retenção de pessoas com deficiência é benéfica tanto para os indivíduos quanto para as empresas, promovendo a diversidade, a igualdade e o sucesso no local de trabalho, fomentando a redução das desigualdades, removendo barreiras e mostrando um compromisso das empresas com o pilar social do ASG (ESG).

Neste bate-papo, vamos conhecer a experiência da Anglo American com o programa “Jornada Rumo ao Protagonismo”, em uma conversa que nos trará reflexões sobre o envolvimento das lideranças nesse projeto e as vivências que envolvem a atuação de PCDs na mineração.

14h45

Novelis e Liga da Reciclagem oferecem: A inovação por trás da sustentabilidade das latas de alumínio para bebidas

A reciclagem de materiais é um contribuinte fundamental para a redução de gases de efeito estufa (GEE). Isso acontece porque a extração e o tratamento da matéria-prima original é um processo mais poluente do que a reciclagem de materiais. Saindo na frente no processo de circularidade, está o alumínio, que pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades.

O Brasil ostenta o mais bem-sucedido case de reciclagem de alumínio no mundo. A cadeia de circularidade do material tem um foco especial em latas de alumínio, que se apresenta como a opção mais sustentável para o envase de bebidas. Para manter o sucesso desta cadeia, é fundamental aproximar os elos envolvidos no processo, como fabricantes de latas, de bebidas, as pessoas consumidoras e a cadeia de profissionais que devolve o produto ao ciclo produtivo após o consumo.

Nesta entrevista, vamos conhecer mais a fundo a inovação por trás da sustentabilidade das latas de bebidas de alumínio e as iniciativas da Novelis para atender as necessidades da indústria de bebidas, projetar e testar novos processos produtivos e ligas, ao mesmo tempo em que oferecem mais segurança e benefícios para o consumidor final.

15h40

Braskem oferece: Economia circular e a gestão sustentável do plástico

O objetivo do painel é debater o setor da reciclagem junto a três dos seus stakeholders: setor de resinas plásticas, empresa privada e pessoas catadoras de resíduos. Vamos dialogar de maneira aberta e construtiva sobre os desafios e oportunidades relacionados à circularidade do plástico, incluindo na discussão o possível impacto do Acordo Global dos Plásticos, para a promoção de uma compreensão multisetorial e compartilhada entre as partes envolvidas sobre como avançar em direção a uma economia circular, levando em consideração princípios fundamentais, como a transição justa, o uso consciente do plástico e a importância das pessoas catadoras neste processo, catalisando ações colaborativas que conduzam a uma gestão mais sustentável do plástico, através da perspectiva do negócio, das soluções inovadoras, desafios sociais e comerciais e também da visão das cooperativas e catadores.

16h40

Anglo American oferece: Mineração Sustentável e Educação - Parceiros para um Mundo Melhor

Grandes empreendimentos precisam estabelecer relações de cooperação com os territórios e comunidades em que operam. Ao alinhar seus programas com a agenda ambiental, social e de governança (ASG/ESG), elas podem causar um impacto significativo e, ao usar a educação como ferramenta para estes processos, promovem uma maior conscientização sobre questões ambientais e sociais, criando pessoas mais responsáveis que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

Não se trata apenas de uma abordagem sustentável para o desenvolvimento, mas também cria um senso de responsabilidade e propriedade entre os membros da comunidade em relação aos recursos naturais e à economia de sua região.

Neste bate-papo, vamos conhecer a experiência da Anglo American, que atrelou algumas metas do seu plano de mineração sustentável à promoção da educação. E, dentre os seus projetos, está a Estação Ciência, um núcleo museológico em Conceição do Mato Dentro-MG, que desenvolve trabalhos com a comunidade, com as escolas, os professores e os setores públicos da região, para disseminar os aprendizados científicos da região, abrindo esse conhecimento para o público e a comunidade, ao invés de deixá-lo restrito apenas a relatórios técnicos ambientais.

Vamos discutir como, indo além do core do negócio, as empresas podem ser inovadoras e criativas para estabelecerem parcerias com os atores do território, favorecendo a promoção de iniciativas que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões onde atuam.

17h30

WestRock oferece: desafios e sucessos dos programas de Diversidade & Inclusão

Iniciativas de diversidade e inclusão podem ser um desafio para se implementar dentro de uma empresa, mas, hoje, sabemos que são parte essencial e obrigatória de uma boa estratégia social. Para serem efetivas, é preciso haver envolvimento da alta liderança — só assim se pode, mais do que apenas “bater meta”, de fato mudar o cenário de uma organização, garantindo o sucesso e o bem-estar de todas as pessoas. Não à toa, hoje mais de 80% das empresas brasileiras, de pequenas a grandes portes, investem em programas de Diversidade e Inclusão, segundo o estudo “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023”. Neste painel, vamos conhecer a experiência de empresas que vivenciaram a implementação de programas de D&I, aprendendo sobre seus desafios e sucessos. Vamos explorar como as empresas podem garantir esse tipo de desenvolvimento e contratação: quais são os desafios para atingir as metas e respeitar os princípios inclusivos dentro das diferentes indústrias? Como garantir, em cada organização, o envolvimento efetivo de líderes e colaboradores? Esses serão alguns dos temas deste bate-papo.

PALESTRANTES

Daniel Tito Guimarães

Daniel Tito Guimarães

Claudiana Souza

Claudiana Souza

Ana Lucia Araújo

Ana Lucia Araújo

Samuel Ribeiro

Samuel Ribeiro

Confira com foi a Conferência Ethos no Rio de Janeiro

FALTAM...

para um dos principais eventos sobre sustentabilidade e responsabilidade social empresarial no Brasil

virtual.png

O LOCAL

Canal Ethos do 
Youtube

As lives acontecerão no canal do Youtube do Instituto Ethos.

Contato Imprensa

@

@

Conferência Ethos 360° aprofunda debate sobre descarbonização nos setores de transporte e energia

Segunda edição virtual de 2023 do maior evento sobre sustentabilidade da América Latina começa no dia 26

Edições 2023

Imprensa
Edições 2023
São Paulo.png

São Paulo

21 e 22 de novembro
placeholder (1).png
R. Tagipuru, 1001 - Barra Funda,
São Paulo - SP, 05001-000

Virtual

Virtual.png
24 de agosto e 26 de outubro

Belém

Belém.png
18 de setembro
placeholder (1).png
Boulevard Castilhos França - s/n Dentro do Complexo da Estação das Docas - Campina,
Belém - PA, 66010-020
Rio de Janeiro.png

Rio de Janeiro

20 de junho
placeholder (1).png
Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 - Centro,
Rio de Janeiro - RJ, 20021-901

Vídeos dos nossos patrocinadores