Palestrantes
Alexandre Macário
Gerente de economia circular, 14 anos liderando transformações em diversas áreas no segmento de embalagens de vidro. Atuou como Diretor de Supply chain da O-I para Brasil e Argentina, diretor comercial da O-I para operação norte e nordeste, bem como gerente nacional de vendas, marketing e novos produtos da O-I para categorias de cervejas, bebidas alcoólicas e alimentos. Também atuou como gerente de vendas para América do Sul da BDF Industries, empresa italiana especializada na construção de fornos para indústria vidreira, máquinas para fabricação de garrafas, tecnologias recuperação de energia bem como projetos turn key para novas fábricas de vidro. É formado em hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul, possui MBA em marketing pela FGV, e especialização em Administração pela Fundação Dom Cabral.
Ana Lucia Araújo
Ana Lúcia Araújo se formou em jornalismo em 1997 e tem especialização em planejamento de Comunicação 360º, Comunicação Digital e cobertura de temas sociais. Com passagens pela Folha, UOL, Folha Online e Estadão. Em 2009, esteve à frente do editorial do projeto Portal Brasil, do governo federal, produzido pelo Grupo TV1. Em 2015, junto a outros sócios, fundou uma agência de comunicação, com foco em assessoria de imprensa, digital e eventos, onde esteve até 2021. Atendeu grandes empresas, como Ambev, Banco do Brasil, Boticário, Caixa, Bradesco Seguros, BRF, Burger King, Carrefour, Cosan, Fleury, GOL, Heinz, Pearson, Raízen, SAP, Unilever, entre outros. Hoje em dia trabalha com o terceiro setor e é líder de Comunicação e Eventos do Instituto Ethos.
André Tachard
Head Global de ESG da Embraer, onde atua desde 2011. Iniciou na equipe de Design for Environment da companhia e foi nomeado gerente de Sustentabilidade em 2016. À luz dos novos desafios globais, André organizou o programa de ESG da Embraer em 2020, e é responsável por liderar as estratégias e supervisionar os projetos em toda a organização. Representa a Embraer nos conselhos de associações internacionais do setor. Na seara de Responsabilidade Social, André é também diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, gerenciando o investimento da empresa em Projetos de Educação. André é formado em Engenharia Civil, com mestrado em Engenharia de Materiais e doutorado em Ciência e Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, e trabalhou na Natura antes de embarcar no voo da Embraer. É pai do Emanuel, de 5 anos, para quem sonha um mundo melhor.
Anna Bandeira
Graduada em Psicologia, com mais de 15 anos de atuação profissional na Anglo American na área de Rcursos Humanos. Reconhecida pelo desenvolvimento de atividades como: programa de bem-estar e saúde emocional, avaliação psicossocial, programas de desenvolvimento de equipes e acompanhamento de liderança utilizando a ferramenta de coaching. Atualmente, ocupa a função de coordenadora de Relações Humanas e Saúde Mental com foco em desenvolvimento de atividades de bem-estar e saúde emocional, bem como gestão do programa Incluir, destinado a contratação e acompanhamento de profissionais com deficiência.
Benilda Brito
CEO da Mucua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar que apoia empresas na inclusão e diversidade com metodologias afrocentradas e validadas. É consultora da ONU Mulheres e Pacto Global para fortalecimento das capacidades das empresas signatárias dos Princípios do Empoderamento das Mulheres (WEps) para enfrentar o racismo estrutural na perspectiva intersetorial.
Ativista pela Educação (Champions) no “Malala no Brasil”, desenvolvendo o Projeto Mandacaru, criado para garantia e proteção do direito das meninas à educação. Além disso, também é co-fundadora do N’zinga – Coletivo de Mulheres Negras de Belo Horizonte (MG) e do Odara – Instituto das Mulheres Negras de Salvador (BA), onde coordenou programas de articulação de redes e defesa de direitos humanos.
Caio Magri
Sociólogo pela Universidade de São Paulo (USP), foi gerente de políticas públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança (1995-2000). Coordenador do Programa de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP) (2001-2003). Integrou a equipe da Assessoria Especial do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Atua no Instituto Ethos desde 2004, quando iniciou como assessor de Políticas Públicas. Em 2005, tornou-se gerente-executivo de Políticas Públicas, em 2014, diretor-executivo e em 2017 foi nomeado diretor-presidente.
Integra os Conselhos Governamentais:
-Conselho Municipal dos ODSs da Prefeitura de São Paulo;
-CTICC (Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção (CGU);
-Pró-Ética (CGU);
-Agro + (MAPA);
-Infra + (MInfra);
-Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – Conselhão (CDESS).
Conselhos Empresariais e da Sociedade Civil:
-Conselho de Sustentabilidade da FECOMERCIO- SP;
-Fundo JBS para a Amazônia;
-Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC);
-Pacto Global no Brasil;
-Rede Nossa São Paulo;
-Instituto de Apoio a Crianças e Adolescentes com Doenças Renais (ICRIM);
-Associação São Agostinho (ASA);
-Instituto Ética e Saúde;
-Conselho Deliberativo do InPacto.
Carla Fabiana Daniel
Líder Global de Diversidade e Inclusão na Gerdau e, por meio deste trabalho, vive seu propósito diariamente! Formada em Psicologia com especialização em Administração de Empresas pela FGV, MBA em Recursos Humanos pela FIA-USP e formação em Gestão da Diversidade nas Organizações pela PUC-SP. Foi responsável pela definição da estratégia global de diversidade da produtora de aço, que tem transformado a empresa centenária em uma organização cada vez mais diversa e inclusiva.
Carol Romano
Empreendedora nas áreas de marketing e inovação com foco em sustentabilidade, Carol é co-fundadora e head de Planejamento Estratégico da Maker Brands. De um lado a jornada pessoal de autoconhecimento e sua especialização, pelo Wholebeing Institute, em Psicologia Positiva, Ciência Comportamental que estuda como a felicidade é uma qualidade que podemos entender, adquirir e praticar. 2/3 De outro, os 10 anos de experiência em desenho de soluções para desafios de marketing, inovação e sustentabilidade. Sócia-fundadora da Maker Brands, nos últimos 4 anos, Carol esteve ao lado de organizações como Banco Santander, Natura, Nestlé, Coca- Cola, BR Petrobras, Heineken e Secretaria de Comunicação do Governo Federal. É também advisor das investidas da Positive Ventures, membro do Comitê de Gestão de Negócios do Sistema B Brasil, curadora do Prêmio Trip Transformadores e parceira estratégica do Sustainable Brands. Com mais de 16 anos de experiência em comunicação, jornalismo, marketing e inovação, o foco da Carol é direcionar a agilidade e potencial disruptivo das startups e a habilidade de ganho de escala das grandes organizações a serviço de inovações relevantes para toda sociedade.
Claudiana Souza
Graduada em Ciências Biológicas com doutorado em Biotecnologia e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP/SP). Mais de 20 anos de experiência na área de meio ambiente, atuando tanto no setor privado como na área acadêmica. Ocupa a função de coordenadora de Desenvolvimento Sustentável na Anglo American no Brasil, sendo responsável pelo planejamento e execução de soluções sustentáveis para o negócio com visão de curto, médio e longo prazo com foco especialmente nas temáticas ambientais, especialmente educação ambiental, mudanças climáticas, biodiversidade, economia circular, espeleologia e patrimônio cultural.
Daniel Tito Guimarães
Daniel Tito é gerente de Performance Institucional da mineradora Anglo American no Brasil onde atua há quase 12 anos. É responsável pela execução de programas sociais, investimentos institucionais e ações de sustentabilidade da empresa. É graduado em Direito pela Faculdade de Direto Milton Campos, especializado em Direito Tributário pelo Centro de Atualização em Direito - CAD - (Universidade Gama Filho/RJ). Faz parte do Conselho Curador da Fundação de Desenvolvimento Gerencial. Associou-se a importantes bancas jurídicas brasileiras, e, em 2010, fundou a Gadioli, Tito & Kindlé Advocacia. Instituiu a Comissão do Estagiário e de Assuntos Estudantis na Ordem dos Advogados do Brasil, onde atuou como Tesoureiro. É coautor do livro “Desafios Jurídicos na Implantação de Grandes Projetos de Infraestrutura e Mineração” (2013).
Felipe Saboya
Engenheiro de Produção e Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 15 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Foi Coordenador Técnico do Instituto Observatório Social. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e foi Gerente Executivo de Relações Institucionais. Atualmente é diretor-adjunto do Instituto Ethos.
Flavia Dias da Silva de Souza
23 anos de experiência em empresas multinacionais como Shell, Vale e Gerdau, onde atuou em diversas áreas como industrial, varejo, suprimentos e energia. Nesses anos de carreira, liderou áreas globais vivenciando o desafio de gestão de times multiculturais. Na Gerdau, Flavia ocupa a posição de Global Procurement Director com report direto ao CEO. Flavia é engenheira química formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Finanças pelo IBMEC.
Heloisa Faria
CV: Psicóloga formada pela PUC São Paulo, com mais de 20 anos de experiência em Recursos Humanos. Certificada em Insights Discovery, Hogan, Segurança Psicológica dos times pelo IISP, Programa Master de Liderança e Coaching, pela Marcondes e Socorrista em Saúde Mental pela Inea Health. Há 12 anos na WestRock, participou ativamente e liderou vários processos de transformação cultural da empresa, incluindo a jornada de Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento.
Hélio Santos
Ativista desde os anos 1970, é mestre em Finanças e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Em 1984 participou da fundação da primeira iniciativa do Estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o país, que deu origem as primeiras políticas públicas voltadas pa,ra a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da educação e do mercado de trabalho. Hélio lecionou em diversas instituições como PUC/Campinas e Universidade São Marcos/SP. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu/Salvador, no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Coordenou nos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, ONG com foco na Gestão da Diversidade. Presidiu o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.
Jader Rosa
Jader Rosa superintendente do Itaú Cultural é designer, mestre em multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fez parte do programa executivo em Estratégias e Negócios Digitais do MIT Sloan School of Management. Na sua carreira foi gerente do Observatório Itaú Cultural com propósito de formar gestores culturais e produzir conhecimento para Política da Cultura e Economia Criativa; fundou e atuou como consultor da área iBeta para prospecção de tendências computacionais, gestão de indicadores e de metodologias ágeis; e foi coordenador da área de design da instituição onde teve seus trabalhos reconhecidos em bienais de design gráfico.
João Torres
Sócio e COO da Consultoria Mais Diversidade e presidente executivo do Instituto +Diversidade. É advogado e formou-se em Relações Internacionais pela UNESP, com um MBA em Gestão Empresarial pela FGV e com formação em Gestão de Projetos e Programas Sociais. Atua como consultor de Diversidade para as maiores organizações do país como Albert Einstein, ArcelorMittal, Braskem, Carrefour, Chubb, Itaú, Gerdau, Grupo Boticário e Localiza. Além de atuar no Brasil, também é consultor de programas de D&I globais e para América Latina de seus clientes. Ganhou o Prêmio de Excelência do Out&Equal WorkPlace Advocates, maior ONG do mundo no assunto, como uma das três pessoas mais influentes do país no tema de Diversidade nas organizações no ano de 2017. Âncora do Podcast DiversiTalk, tem ampla experiência na implementação de programas de diversidade nos pilares de equidade de gênero, raça, LGBTI+, pessoas com deficiência, gerações, culturas e espiritualidades, além de ser mentor de D&I para executivos de diversas organizações. É palestrante e atuou em centenas de eventos de Diversidade e Inclusão na última década no Brasil, em países da América Latina e em eventos globais. É um entusiasta no estudo de espiritualidades e um agente da Revolução do Amor.
Leticia Alves
Leticia é analista na área de Relações Institucionais no Itaú Unibanco, nas frentes de Diversidade Racial, na gestão de programas de permanência estudantil para universitários negros, e cogestora na agenda de empreendedorismo feminino através do Programa Itaú Mulher Empreendedora. Formada em História pela Universidade Federal de São Paulo, é ativa nas discussões sobre educação e relações étnico-raciais.
Lucas Carvalho
Graduando no curso de Licenciatura em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, formado em Técnico em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, atua como Estagiário de Projetos em Direitos Humanos na área de Práticas Empresariais e Políticas Públicas no Instituto Ethos.
Marcel Calegarin
Responsável pela arquitetura estratégica, operacional e pelos centros de competência em Cloud, Dados e Integração. Possui 23 anos de experiência em TI, tendo trabalhado nos setores de energia, telecomunicações e mercado financeiro. Ele é formado em Ciências da Computação, Pós-graduado em Engenharia de Software e MBA em Estratégia de Negócios.
Maria Gabriela Feitosa
Arquiteta e urbanista pela FAUUSP (2021). Realizou mobilidade acadêmica na Universitat Politècnica de Catalunya·BarcelonaTech (UPC) entre 2019 e 2020, período no qual também foi bolsista estagiária do Departament d’Urbanisme i Ordenació del Territori (DUOT) da UPC no projeto SEC em Moçambique, de cooperação internacional. Entre 2018 e 2019, desenvolveu a pesquisa de Iniciação Científica “A formação do Parque Peruche como território negro”, sob orientação da Profa. Dra. Ana Cláudia Castilho Barone, pela qual recebeu as menções honrosas no 28°SIICUSP e na 73ª edição da SBPC (2021). Até 2022, foi membro do Labdias – Laboratório de Estudos de Cultura, Cidade e Diáspora, pelo qual teve a oportunidade de co-organizar o livro Samba e Cidade.
Atua em temas relacionados a direito à cidade, questões raciais urbanas, planejamento urbano, justiça climática, justiça energética e pobreza energética. Atualmente é assessora de projetos no Instituto Pólis e integra o Grupo de Crianças, Adolescências e Juventudes (Grupo de Niñas, Niños, Adolescentes y Jóvenes - NNAyJ) do Mecanismo de Participação da Sociedade Civil da América Latina e do Caribe para o Desenvolvimento Sustentável - MeSCLAC, como representante do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.
Mariana Dias Lucon
Atualmente responsável pela área de Relacionamento com Clientes na Mercer Marsh Benefícios™ Brasil. Com um portfólio de mais de 1000 clientes, Mariana apoia as empresas a desenhar e gerenciar programas sustentáveis de saúde e benefícios, focando na entrega de excelência e retenção do cliente. Mariana começou sua carreira no mercado de benefícios em 1999, trabalhando com previdência privada em uma multinacional americana. Antes de se juntar a Marsh, Mariana foi gerente de Benefícios em uma seguradora multinacional, onde permaneceu por 05 anos. Em 2008 ela começou na Mercer Marsh Benefícios sendo responsável pelo Relacionamento com Clientes do segmento middle e corporate. Criou e desenvolveu a área de Contas Internacionais, focada no gerenciamento de programas globais de benefícios e, posteriormente, se tornou líder de uma equipe multidisciplinar responsável por projetos consultivos, benefícios flexíveis, desenvolvimento de produtos, comunicação, regulatório e iniciativas estratégicas da companhia. Mariana é graduada em Administração de Empresas e Comércio Exterior com MBA em Administração de Negócios Internacionais pela Fundação Álvares Penteado – FAAP, em São Paulo e cursou em 2020 o programa Transition to General Management do INSEAD na França.
Mariana Thibes
Socióloga formada pela USP e doutora em Sociologia pela mesma universidade. Foi pesquisadora visitante da New York University e possui Pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP e UFABC. Trabalhou como pesquisadora no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e organizações da sociedade civil como o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud). Atualmente é coordenadora do CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool.
Marina Esteves
Marina Esteves Vergueiro de Almeida é bacharela em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Jovem, ativista climática e pesquisadora, foi bolsista no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) com foco em pesquisas com comunidades indígenas e seus saberes tradicionais. Atualmente, é coordenadora de Projetos em Práticas Empresariais e Políticas Públicas no Instituto Ethos na agenda de meio ambiente, responsabilidade socioempresarial e enfrentamento à crise climática. Coordenação de projetos multissetoriais tais como o Fórum Amazônia Sustentável, a Conferência Brasileira de Mudança do Clima e o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente para empresas associadas ao Instituto Ethos.
Oliver Toribio
Engenheiro Metalurgista pela Universidade de Federal de Ouro Preto e pós-graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Centro Universitário de Santa Catarina. 20 anos de experiência profissional, sendo os últimos 15 anos atuando na indústria do alumínio no setor de transformação em empresas como Alcoa, CBA e Novelis nas áreas de Processo, Qualidade, Assistência Técnica e Desenvolvimento de Produto, desde a Fundição, passando por Laminação, Tratamento Térmico, Pintura e Corte. Atualmente é responsável por P&D do segmento automotivo na Novelis.